Como funciona o saque digital do FGTS? Descubra quem pode fazer

A Caixa e o governo federal lançaram novidades para quem deseja usar os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Entre elas, está a opção de fazer o saque digital, através do aplicativo FGTS, evitando, assim, que o trabalhador precise se deslocar a uma agência bancária para sacar ou transferir os recursos.

Neste artigo, vamos te ensinar como se cadastrar no app FGTS e realizar o procedimento do saque digital em 2022.

Quem pode fazer o saque digital do FGTS?

Todos os trabalhadores que possuem o FGTS e têm valores liberados para saque após fevereiro de 2020 podem acessar o saque digital.

Lembrando que, atualmente, há duas opções principais de saque do fundo: saque-aniversário, em que o trabalhador pode tirar uma parcela do FGTS a qualquer momento, e saque-rescisão, que libera os recursos em caso de demissão sem justa causa.

Para saber quais as opções em que o trabalhador pode fazer o saque integral, clique aqui.

Saque digital do FGTS: passo a passo

  1. Primeiramente, é necessário que o trabalhador faça o download do aplicativo “FGTS”. Ele está disponível na loja de apps do seu smartphone: Google Play Store, para aparelhos Android, ou App Store, para aparelhos iOS.
  2. Depois de fazer o download e instalar, é necessário criar um cadastro através do caixa.gov.br. Você será direcionado para esse site e terá que informar CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha.
  3. Um link de confirmação será enviado para o seu e-mail. Depois de clicar nele, você será direcionado de volta ao app.
  4. Agora, para acessar o aplicativo, basta informar seu CPF e a senha cadastrada.
  5. Uma vez dentro, será requisitado que você confirme alguns dados relativos à sua atuação profissional. É recomendável consultar a sua carteira de trabalho nesta etapa.
  6. Em seguida, você terá que aceitar um termo de condições e informar seu número de telefone. Os recursos do aplicativo serão liberados.
  7. Clique em “Meus Saques” (um botão laranja na parte inferior), depois em “minha conta bancária” e “cadastrar conta bancária”
  8. Na página seguinte, você poderá escolher entre informar uma conta na Caixa ou em outro banco.
  9. Informe os dados da conta em que você deseja receber o seu FGTS e confirme os dados.
  10. Pronto! Em até 5 dias úteis o dinheiro estará na conta escolhida.

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.