Você conhece as fintechs? Elas podem ser grandes aliadas da sua vida financeira

Quando pensamos no Sistema Financeiro Brasileiro, lembramos de uma grande concentração bancária e por um grande número de pessoas desbancarizadas (aquelas que não possuem acesso aos principais serviços financeiros). Com o surgimento das fintechs, estes números estão mudando.

De acordo com o Banco Central, em 2020 cinco instituições financeiras detinham 81,8% de toda a operação de crédito e 79,1% dos depósitos totais. De acordo com o atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a concentração bancária é hoje de 71%.

Já a população desbancarizada, ou seja, aquela que não tem acesso aos serviços bancários também apresentou uma queda considerável. De acordo com estudo da Mastercard, o número caiu 73% durante a pandemia.

A ‘Revolução’ Fintech

Estas duas evoluções do sistema financeiro brasileiro possuem um grande motivo em comum: as fintechs. Esta expressão, formada a partir da junção das palavras inglesas “finance” (finanças) e “technology” (tecnologia), se refere às empresas que oferecem soluções financeiras predominantemente por meio da tecnologia.

Este movimento, que teve um pontapé inicial em 1998, com o surgimento do Paypal, nos EUA, se acelerou a partir de 2008 e trouxe uma proposta de valor muito interessante ao mercado. Trata-se de uma concorrência para diversas soluções financeiras, com menos burocracias, foco nos usuários e melhor custo-benefício.

De acordo com a Fincatch, o Brasil conta hoje com mais de 1.600 fintechs, estas distribuídas nas mais variadas categorias, que vão desde as contas digitais até soluções mais específicas, conforme apresentadas abaixo.

Categorias de fintechs

Está insatisfeito(a) com alguma solução financeira ou está tendo dificuldade em ter uma boa saúde financeira? A solução que você procura pode estar no universo das fintechs!

YouTube video player
Victor BarbozaVictor Barboza
Meu nome é Victor Lavagnini Barboza, sou especialista em finanças e editor-chefe do FDR, responsável pelas áreas de finanças, investimentos, carreiras e negócios. Sou graduado em Gestão Financeira pela Estácio e possuo especializações em Gestão de Negócios pela USP/ESALQ, Investimentos pela UNIBTA e Ciências Comportamentais pela Unisinos. Atuo no mundo financeiro desde 2012, com passagens em empresas como Motriz, Tendere, Strategy Manager e Campinas Tech. Também possuo trabalho acadêmicos nas áreas de gestão e finanças pela Unicamp e pela USP. Ministro aulas, cursos e palestras e já produzi conteúdos para diversos canais, nas temáticas de finanças pessoais, investimentos, educação financeira, fintechs, negócios, empreendedorismo, psicologia econômica e franquias. Sou fundador da GFCriativa e co-fundador da Fincatch.
Sair da versão mobile