Urgente! Receita Federal divulga quem vai receber o 2º lote da restituição do Imposto de Renda

Amanhã (24), a Receita Federal irá liberar a lista dos contribuintes que vão receber o 2º lote da restituição do Imposto de Renda. Assim, a consulta do 2º lote da restituição de 2022 estará liberada. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores. Esse é o 2º lote de cinco realizados pelo órgão.

Urgente! Receita Federal divulga quem vai receber o 2º lote da restituição do Imposto de Renda
Urgente! Receita Federal divulga quem vai receber o 2º lote da restituição do Imposto de Renda (Imagem: FDR)

De acordo com a Receita Federal, 4.250.448 contribuintes irão receber a restituição do Imposto de Renda. Como dito anteriormente, esse 2º lote contempla restituições residuais de anos anteriores. Sendo assim, 2.776.808 contribuintes estarão na lista para receber a restituição do IRPF.

Ao todo, o repasse será de R$ 6,3 bilhões, sendo que R$ 2.697.759.582,31 serão pagos aos contribuintes com prioridade legal. Esse grupo é composto por 1.473.640 pessoas. São prioridades: idosos entre 60 e 80 anos, pessoas com deficiência física, mental ou doença grave e professores.

O 2º lote será pago no dia 30 de junho. De acordo com o calendário de restituição, os cinco lotes serão pagos entre os meses de maio e setembro. Assim, cada lote será liberado no último dia útil de cada mês. O envio da declaração estava previsto para terminar no dia 29 de abril, mas foi prorrogado até o dia 31 de maio. 

(13) IRPF 2022: Datas dos LOTES da RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA e como CONSULTAR – YouTube

O valor será depositado na conta bancária informada na declaração. Caso ocorra algum impedimento, a quantia ficará disponível para resgate no Banco do Brasil. Nessa situação, o contribuinte tem até um ano para resgatar a restituição. Para isso, basta apresentar um documento oficial com foto.

O portal FDR possui uma calculadora do IRPF que permite contabilizar o valor a ser recebido na restituição. Para isso, basta acessar esse link e informar o salário bruto mensal e a quantidade de dependentes.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

A consulta da lista de contemplados no 2º lote de restituição do Imposto de Renda pode ser feita na página da Receita Federal. No portal, basta o contribuinte selecionar a opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. Outra opção é fazer a consulta pelo app Meu Imposto de Renda

Essa ferramenta está disponível para aparelhos com o sistema Android e iOS. Além da consulta do lote, o contribuinte pode verificar pendências. Caso haja alguma inconsistência é possível enviar uma declaração retificadora em ambas as plataformas disponibilizadas pela Receita Federal.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.