Por onde recebo minha restituição do Imposto de Renda? Veja como acessar o valor

Contribuintes que realizaram a declaração do Imposto de Renda agora se atentam para o calendário de restituição e a forma de acessar o valor.

Para quem entregou a declaração com antecedência, o recebimento da restituição deve acontecer nos primeiros lotes. Contribuintes que sejam professores, portadores de deficiência ou doença grave, possuem preferência no pagamento.

Outro ponto importante a ser destacado é de que as declarações que foram retificadas constam no sistema com a data das alterações, mudando assim a posição do contribuinte na fila do recebimento da restituição.

Entenda a restituição do Imposto de Renda 2022

A restituição do IR é o processo no qual a Receita Federal realiza a remissão do valor excedente do Imposto pago ao longo do ano. 

Isto é, é feito o pagamento de um reembolso com base nas deduções fiscais que não são aplicadas aos impostos retidos na fonte mensal. Desse modo, o valor a ser cobrado é menor.

Saiba como acessar o valor da sua restituição

O contribuinte deve consultar o Portal e-CAC para saber se existe valor de restituição a ser recebido. O mesmo deve acessar o “Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte Federal”, digitar seu CPF e o código ou senha. Outra opção é acessar com o cadastro do gov.br.  

No menu “Meu Imposto de Renda” o contribuinte será redirecionado a uma nova tela onde precisa ir até a guia “Processamento” e posteriormente ir em “Extrato de Processamento”, clicando no ano de 2022 para ter acesso a informação.

O pagamento do valor da restituição é feito diretamente na conta bancária informada no processo da declaração de IR, por meio da agência e conta ou via Pix.

Segundo a  Receita Geral, caso o crédito não for realizado, em decorrência de algum problema como por exemplo, a conta informada foi desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Confira o calendário da restituição do Imposto de Renda 2022:

1º lote: 31 de maio de 2022

2º lote: 30 de junho de 2022

3º lote: 29 de julho de 2022

4º lote: 31 de agosto de 2022

5º lote: 30 de setembro de 2022

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Hannah Aragão
Hannah Aragão é graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuou em diversas áreas da comunicação, passando por assessoria, endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente, se dedica ao jornalismo online na produção de matérias para o portal FDR.