FGTS por calamidade começa a ser pago; veja a lista das cidades contempladas

Uma modalidade que normalmente é pouco usada começou a ser acionada com certa frequência nas últimas semanas. O FGTS por calamidade é o benefício que pode amparar as vítimas de desastres naturais. 

FGTS por calamidade começa a ser pago; veja a lista das cidades contempladas
FGTS por calamidade começa a ser pago; veja a lista das cidades contempladas. (Imagem: FDR)

No atual cenário, os moradores das áreas afetadas pelas fortes chuvas que causaram enchentes e deslizamentos, serão autorizados a solicitar o resgate do FGTS por calamidade. Os beneficiários são pessoas que tiveram perdas significativas nas residências e empresas. 

Agora, eles poderão requerer o pagamento do FGTS por calamidade através do próprio aplicativo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Destacando que, em circunstâncias como essa, é crucial que a Defesa Civil junto à respectiva prefeitura tenham decretado estado de emergência ou calamidade. Esta é a principal condição para liberar o benefício.

O FGTS por calamidade é previsto a caráter obrigatório na legislação por meio do Decreto nº 5.113, de 2004, que determina ao Governo Federal a liberação do saque no prazo máximo de 30 dias após a publicação por parte do município ou do Distrito Federal (DF) de calamidade pública. O prazo mencionado deve ser contabilizado a partir do dia seguinte ao do desastre.

É importante reforçar que é crucial ter saldo positivo nas contas ativas e inativas do FGTS. Além do mais, o trabalhador não ter efetuado o saque pela mesma razão nos últimos 12 meses.  O limite de retirada é de R$ 6,2 mil

Cidades contempladas pelo FGTS por calamidade

Até o momento, alguns dos municípios do Amapá, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo já estão autorizados a pedir o saque por calamidade. Entretanto, é importante que as administrações municipais se atentem, pois para alguns deles, o prazo já expirou. 

Veja a seguir quais municípios ainda estão dentro do prazo para o saque por calamidade do FGTS:

  • Amapá: Vitória do Jari;
  • Espírito Santo: Bom Jesus do Norte e São Miguel da Palha;
  • Minas Gerais: Aimorés, Cataguases, Mateus Leme (Portaria 993), Muriaé e Santo Antônio do Amparo;
  • Pernambuco: Jaboatão dos Guararapes e Recife;
  • Paraná: Maripá;
  • Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Aperibé (Portaria 1024), Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana (Portaria 894), Cambuci (Portaria 838), Itaocara (Portaria 838), Mesquita, Miracema, Nova Iguaçu, Paraty e Queimados;
  • Santa Catarina: Içara e Tubarão;
  • São Paulo: Avaré, Campo Limpo Paulista, Capivari, Embu das Artes, Franco da Rocha, Jaú e Monte Mor.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.