Bitcoin e criptomoedas passam por momento muito delicado

Nas últimas semanas, o bitcoin e criptomoedas vêm passando por momentos delicados após o colapso do projeto Terra. O receio de contaminação do mercado de criptos voltou a ser comentado diante da possibilidade de que a grande hedge fund Three Arrows Capital (3AC) tenha se exposto muito ao risco, e pode se tornar insolvente. A informação foi levantada pelo InfoMoney CoinDesk.

Bitcoin e criptomoedas passam por momento muito delicado
Bitcoin e criptomoedas passam por momento muito delicado (Imagem: Montagem/FDR)

O 3AC passou a chamar a atenção depois de forte investimento em projetos cripto famosos. Em certo momento, o fundo chegou a administrar, em ativos, US$ 18 bilhões. No entanto, diante da queda dos mercados de criptomoedas nos últimos meses, passou a surgir pistas de que parte considerável desse capital tinha alocação em aplicações bastante arriscadas e alavancados.

O fundo tem aplicações em diversas criptomoedas. Especialistas têm suspeitas de que esses ativos podem ter sido usados como garantia para tomar empréstimos em plataformas centralizadas e em protocolos DeFi, que rodam em smart contracts (e, com pouca garantia, liquidam posições automaticamente).

Caso do fundo pode acentuar impacto em mercado de criptomoedas

Ao programa Cripto+, o diretor de tecnologia da Hashdex, Samir Kerbage, afirma que o grande risco provocado pelo caso da 3AC é a ocorrência de um fluxo de liquidações. Isso pode impactar outros players e causar mais uma forte queda dos mercados de criptomoedas.

Segundo analistas consultados pelo InfoMoney CoinDesk, em parte, a última desvalorização do bitcoin e ethereum já foram por conta da liquidação de posições de grandes players que operavam com grande alavancagem em plataformas de empréstimos.

Apesar disso, ainda não se sabe se já terminaram essas liquidações. Também há dúvidas se elas podem infectar os agentes que ainda não possuem exposição a esse risco.

Kerbage alega haver um risco sistêmico de todos esses problemas de liquidez. O especialista argumenta que isso acontece desde o Terra (Luna), e depois a empresa Celsius Network, que bloqueou saques. Agora, o mercado passa a lidar com a questão do Three Arrows Capital.

O diretor ainda aponta relatos de outras plataformas de empréstimos com problemas de liquidez.

Conforme ele, “a preocupação que existe no mercado é que esse risco pode se alastrar e causar um risco sistêmico e causar uma liquidação em massa”.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.