Auxílio Brasil é maior que o regime CLT em alguns estados do país

Auxílio Brasil chega a ser maior que o regime CLT em alguns estados. Na última semana, o levantando do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) relevou que há 13 unidades federativas que recebem mais salários sociais pelo AB do que atuam de carteira assinada. Entenda os impactos desse cenário, abaixo.

Auxílio Brasil é maior que o regime CLT em alguns estados do país (Imagem: FDR)
Auxílio Brasil é maior que o regime CLT em alguns estados do país (Imagem: FDR)

Em período de crise econômica e social, o Brasil está apresentando indicadores extremamente preocupantes para a população. Os levantamentos do Caged, gerenciado pelo próprio Ministério do Trabalho, afirmam que há mais segurados do Auxílio Brasil do que profissionais de carteira assinada.

Distribuição por estado

Segundo os dados, 13 dos 27 estados nacionais atualmente têm a maioria da população como beneficiário do Auxílio Brasil. A grande maioria está nas regiões Norte e Nordeste onde os indicativos de vulnerabilidade são ainda mais altos.

A pesquisa observou os dados dos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), além de quatro dos sete estados do Norte (Acre, Amapá, Amazonas e Pará). Juntas, as duas regiões concentraram 76,3% das famílias que receberam o pagamento em março.

No total, o país contabiliza 41,2 milhões de empregados formais. Já o número de segurados do Auxílio Brasil é de 18 milhões. É válido enfatizar que ainda há uma demanda reprimida de 1,3 milhão de famílias que não receberam o pagamento embora atendessem aos critérios do programa.

Em 2.892 das 5.570 cidades do país (51,9%), são contempladas pelo Auxílio Brasil. Em 1.695 das 1.794 cidades nordestinas o número de beneficiários do programa supera o total de empregados com carteira assinada, o que corresponde a 94,5% dos municípios. No Norte, esse índice é de 83,5%, com 376 das 450 cidades nessa situação.

AUXÍLIO BRASIL JUNHO: CALENDÁRIO COMPLETO, MUDANÇAS, NOVO VALOR E VALE GÁS

Calendário do Auxílio Brasil em junho

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile