Bolsonaro diz que vai buscar a ajuda de Biden para garantir segurança alimentar no Brasil

O presidente Jair Bolsonaro declarou que irá buscar a ajuda do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para garantir a segurança alimentar do planeta. Para isso, irá mostrar a importância do Brasil na produção de alimentos.

Bolsonaro diz que vai buscar a ajuda de Biden para garantir segurança alimentar no Brasil
Bolsonaro diz que vai buscar a ajuda de Biden para garantir segurança alimentar no Brasil (Imagem: FDR)

Bolsonaro também afirmou que pretende mostrar a Biden o que vem sendo feito no país na questão ambiental. A conversa deve acontecer nesta quinta-feira (9) durante a Cúpula das Américas, em Los Angeles.

O chefe do executivo reiterou durante a declaração que não pretendia ir ao evento, mas que foi convencido a participar após receber convite de um emissário de Biden. Segundo ele, foi acordado um diálogo com o presidente dos EUA.

Na ocasião, Bolsonaro afirmou que irá mostrar a importância do Brasil para a segurança alimentar de todo o planeta. “O mundo não vive mais sem o Brasil, a não ser passando fome.”, afirmou.

Além disso, Bolsonaro disse que irá conversar com Biden sobre sua visita à Rússia no início do ano, antes da invasão à Ucrânia. O presidente lembrou que, após essa visita, 26 navios com fertilizantes aportaram no Brasil.

Esses fertilizantes garantiram o plantio da safra até o primeiro trimestre de 2023. Diante disso, o presidente esclareceu que optou por não se envolver no conflito entre Rússia e Ucrânia.

Durante a conversa com Biden também deve ser apresentado o esforço do país para a preservação do meio ambiente. É importante lembrar que o presidente dos EUA já fez críticas públicas à política ambiental brasileira, devido ao aumento do desmatamento da Amazônia.

Em defesa, Bolsonaro afirmou que o Brasil talvez seja o único país que preserva dois terços de todo o seu território. Diante disso, questionou as críticas recebidas e levantou afirmou que essas têm como propósito desgastar o governo ou melhorar a questão concorrencial do que vem do agronegócio.

Na reunião também deve ser conversado sobre a questão da transição energética. Segundo Bolsonaro, o Brasil tem potencial para ser no futuro uma “Opep da energia”, já que possui uma vasta área de hidrogênio verde.

As declarações foram feitas durante um evento que aconteceu na Associação Comercial do Rio de Janeiro, na quarta-feira (8). No mesmo dia, o chefe do executivo embarcou para participar da Cúpula das Américas.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.