INSS autoriza adicional de 25% em seus salários; veja quem pode receber

Previdência social passa a pagar adicional de 25% para os seus beneficiários. Os cidadãos que recebem o abono por incapacidade permanente podem aumentar o valor de seus salários. A solicitação deve ser feita através do Meu INSS sendo necessário cumprir alguns requisitos. Acompanhe.

INSS autoriza adicional de 25% em seus salários; veja quem pode receber (Imagem: FDR)
INSS autoriza adicional de 25% em seus salários; veja quem pode receber (Imagem: FDR)

O INSS anunciou que está liberando um adicional de até 25% para os segurados do benefício por incapacidade permanente. O valor já pode ser solicitado, mas é preciso comprovar que não pode exercer nenhum tipo de atividade trabalhista.

De modo geral, para ter acesso ao reajuste o aposentado por invalidez permanente precisa ter alguma das seguintes doenças:

  • Cegueira total;
  • Perda de, no mínimo, nove dedos das mãos;
  • Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
  • Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível;
  • Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
  • Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
  • Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;
  • Doença que exija permanência contínua no leito;
  • Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.

Como solicitar o adicional?

  • Acesse o Meu INSS
  • Faça login no sistema, escolha a opção “Agendamentos/Requerimentos”
  • Em seguida clique em “novo requerimento” e clique em “avançar”.
  • Digite no campo “pesquisar” a palavra “acréscimo” e selecione o serviço desejado. Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.

Perícia médica é obrigatória

O cidadão deve ficar atento ainda ao laudo que será concedido pelo INSS. No ato da perícia será preciso apresentar os documentos de identificação pessoal e também histórico de saúde que pode ser assinado por profissionais de fora do INSS.

Obrigatoriamente será necessário comprovar a incapacidade total. Além disso, ele deve ter a qualidade de segurado (ou seja, esteja contribuindo junto ao INSS). Cumprir uma carência de 12 meses (antes do início da incapacidade permanente).

Regras da aposentadoria por incapacidade

  • ter a incapacidade total e permanente devidamente comprovada através de uma perícia médica feita no INSS ou no órgão público que você trabalha, inclusive tendo que constar a informação que é impossível a reabilitação em outro cargo ou trabalho;
  • cumprir uma carência mínima de 12 meses (para os trabalhadores do INSS);
  • Estar trabalhando no serviço público ou contribuindo para a Previdência Social no momento em que ocorreu a incapacidade ou estar no período de qualidade de segurado, no caso dos segurados do INSS.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.