Invista a restituição do imposto de renda e ganhe um “extra” para o futuro

Você quer investir sua restituição do imposto de renda sem pressa para resgatar seu dinheiro? Este texto é para você! O momento é de grandes oportunidades para quem foca no médio e longo prazo.

Quando falamos de investimentos para o futuro, vem à mente a aposentadoria, a compra do imóvel dos sonhos, as viagens especiais e até mesmo para o futuro dos filhos. Os investimentos abaixo podem valorizar no curto prazo, mas a grande valorização tende acontecer no longo prazo, por isso recomendo que você tenha certeza antes de tomar qualquer ação.

Se você ainda não construiu sua reserva de emergência, recomendo ler este texto:

Tesouro IPCA

A inflação historicamente é um grande problema para os brasileiros, o momento que estamos passando não me deixa mentir, os preços não param de subir. Quem investiu em um dos títulos do Tesouro IPCA, se deu muito bem, afinal é um tipo de investimento que remunera o investidor considerando o percentual do IPCA (índice oficial que mede a inflação do país) + uma taxa fixa.

Para ficar claro: O IPCA de 2021 foi de 10,06%, quem investiu em um dos títulos do tesouro IPCA em 2020, terá de retorno referente a 2021, 10,06% + uma taxa fixa, como na época esta taxa estava em média 4%, o retorno será de 14,06%.

É o investimento mais seguro para nos protegermos da inflação. Como no longo prazo, ninguém sabe se a inflação não será um problema para o Brasil, não temos motivos para jogar contra, e sim, proteger nossa carteira de investimentos.

Bitcoin

O Bitcoin caiu mais de 50% nos últimos 6 meses, mas é apontado como a ‘moeda do futuro’. O estudo que fiz abaixo, deixa muito claro o motivo de valer a pena investir em Bitcoin:

Tenha calma, como todo investimento de renda variável, no curto prazo podem ocorrer mais perdas. Para que você não arrisque tanto, que tal investir uma pequena parte da sua restituição do imposto de renda em Bitcoin?

Fundos Imobiliários de Logística

Já reparou como as entregas do que compramos pela internet chegam cada vez mais rápido? Grandes empresas como a Amazon, Casas Bahia, Magazine Luiza e Mercado Livre estocam suas mercadorias em galpões dos fundos imobiliários de logística. Com isso os fundos recebem aluguel destas empresas.

Como cada vez mais as pessoas compram pela internet, quem consegue entregar a mercadoria mais rápido, se destaca diante do consumidor. Por isso é importante que as mercadorias estejam espalhadas em pontos estratégicos.

Acontece, que é inviável para grandes empresas terem grandes espaços em diversas cidades, por isso dependem dos fundos imobiliários que são donos de grandes terrenos, estes fundos dividem seus espaços em várias partes para alugar para empresas diferentes. Ficando viável financeiramente para todos.

Além da vantagem de o investidor de fundo imobiliário receber parte destes aluguéis mensalmente, é uma oportunidade de investimento no momento pois as cotas dos fundos imobiliários de logística estão mais baratas. Os preços dos fundos, caíram nos últimos meses, porque os investidores que estão investindo para o curto prazo, aproveitaram e venderam suas cotas para investir em títulos de renda fixa, já que a taxa Selic está bem alta. Quando a taxa Selic voltar a cair (expectativa de queda já para 2023), estes fundos tendem a valorizar.

Ações

O retorno de ações de empresas de bons fundamentos, superam a inflação e o dólar no longo prazo. Nem por isso você deve investir todo seu patrimônio em ações, a diversificação é fundamental conforme sempre digo:

Ações são para o longo prazo. A cotação de uma ação tende a cair no curto prazo conforme as especulações do mercado financeiro, mas no longo prazo a cotação de uma ação, precisa acompanhar o lucro da empresa. Uma ação pode cair no curto prazo por causa de especulação mesmo que o lucro esteja em alta, mas no longo prazo, a cotação é dependente dos lucros.

Quer aprender a escolher ações para investir? Cuidado com profissionais “gratuitos” como gerente de banco, assessor de corretora ou youtuber, todo investidor que pretende ganhar dinheiro com ações, deve estudar (bons cursos e livros por anos) ou contratar um especialista.

Um forte abraço e bons investimentos!

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Cleiton Vicente
Consultor de Finanças Pessoais e Investimentos com mais de 15 anos em finanças. No FDR, possui sua própria coluna com dicas e orientações sobre como investir com segurança e de forma descomplicada.