A Rispar é uma das fintechs que mais se destacam na área das criptomoedas. Esse banco digital pretende se tornar o primeiro banco digital do Brasil com oferta de crédito mais barato garantido com bitcoin.
A oferta de crédito em bitcoin já vem sido ofertada no país. A Rispar, inclusive, disponibiliza esse serviço há aproximadamente um ano.
Quem possui a criptomoeda pode realizar, pela internet, o depósito em uma carteira da companhia. Desse modo, será possível conseguir crédito em reais na conta — no dia seguinte.
Mesmo que essa operação seja pequena, esse negócio já totaliza oito mil clientes. Para garantir empréstimos, houve o depósito de R$ 25 milhões em bitcoin.
Próximo passo do banco digital no uso do bitcoin
Agora, a Rispar pretende dar um novo passo: atuar no tripé crédito, investimento e conta digital — utilizando o bitcoin como base para oferecer limite imediato, sem construção de score nem birôs de crédito como SPC e Serasa.
Ao InfoMoney, o CEO da Rispar, Rafael Izidoro, explica que, ao transferir bitcoin para a plataforma da fintech, ele concede ao cliente um limite de crédito atrelado à conta digital, como um cheque especial.
O executivo afirma que o cliente pode utilizar o crédito para cartão de débito, para parcelamento de compras, como preferir.
Izidoro destaca que o crédito é oferecido até um limite de 50% do valor de mercado do bitcoin depositado.
O CEO da Rispar defende que não é um problema o ruim momento de mercado para as moedas digitais. Isso porque, tecnicamente, torna a solução mais atrativa para o investidor que adquiriu bitcoin por um valor maior e não deseja vender agora.
Em vez de fazer o prejuízo, o cidadão tem a opção de depositar o bitcoin na conta digital para levantar capital. Isso com juros menores, tanto para gastos do cotidiano quanto para adquirir mais moeda digital.
O novo projeto se iniciará apenas com o bitcoin. Contudo, poderá haver expansão para outras criptomoedas, como ethereum e solana.
Para o final de junho e começo de julho, está prevista uma versão piloto da conta digital. O lançamento público deve acontecer no segundo semestre.