Três milhões de trabalhadores recebem FGTS extraordinário; veja como movimentar o dinheiro

Nesta quarta-feira, 25, mais três milhões de trabalhadores receberam o FGTS extraordinário. O contingente é composto pelos aniversariantes do mês de agosto, que tiveram acesso aos valores logo nas primeiras horas do dia. 

Três milhões de trabalhadores recebem FGTS extraordinário hoje (25); veja como movimentar o dinheiro
Três milhões de trabalhadores recebem FGTS extraordinário hoje (25); veja como movimentar o dinheiro. (Imagem: FDR)

Pelo FGTS extraordinário, o Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) libera a quantia máxima de R$ 1 mil. Este é o valor ao qual cada trabalhador terá direito com base no saldo depositado em contas ativas e inativas do fundo de garantia. 

Todos os cidadãos com saldo em conta e que tiverem o interesse em resgatar o FGTS extraordinário não precisam se preocupar, pois a liberação será automática e não requer nenhum tipo de solicitação. O recurso será depositado diretamente na conta poupança social digital, administrada pelo Caixa Tem. 

O Caixa Tem foi criado em 2020 visando a unificação dos pagamentos do auxílio emergencial e, devido ao notório sucesso, foi mantida e expandida. Desde então, a poupança social também tem sido utilizada para disponibilizar outros benefícios, como o seguro desemprego, PIS/PASEP, BEm, etc.

Quem ainda não tem uma conta poupança social digital não precisa se preocupar, pois a conta será aberta automaticamente. Na plataforma, o trabalhador consegue usar o FGTS extraordinário para fazer pagamentos online pelo QR Code ou leitura do código de barras, usar o cartão de débito virtual, fazer pagamentos e transferências via PIX, TED, DOC e muito mais. 

Porém, a viabilidade do Caixa Tem não é uma opinião unânime. Logo, quem desejar pode transferir o saldo referente ao FGTS extraordinário para outras contas bancárias. Embora o TED e DOC continuem disponíveis no Caixa Tem, eles têm apresentado instabilidade após a inclusão do PIX. 

Por isso, o PIX é a ferramenta mais indicada para transferir seu FGTS extraordinário para uma outra conta bancária. Basta que o cliente do Caixa Tem indique a chave de segurança do receptor. Esta chave pode ser o número do telefone celular, CPF, e-mail ou uma sequência aleatória de números e letras gerada no aplicativo no mesmo instante. 

Calendário do FGTS extraordinário

  • Nascidos em janeiro: 20 de abril;
  • Nascidos em fevereiro: 30 de abril;
  • Nascidos em março: 04 de maio;
  • Nascidos em abril: 11 de maio;
  • Nascidos em maio: 14 de maio;
  • Nascidos em junho: 18 de maio;
  • Nascidos em julho: 21 de maio;
  • Nascidos em agosto: 25 de maio;
  • Nascidos em setembro: 28 de maio;
  • Nascidos em outubro: 1º de junho;
  • Nascidos em novembro: 8 de junho;
  • Nascidos em dezembro: 15 de junho.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.