Uma nota técnica foi publicada solicitando a abertura do concurso do INSS. O pedido foi feito pela própria autarquia junto ao Ministério da Economia, visando a disponibilização de 7.839 vagas para efetivar a mão de obra do Instituto Nacional do Seguro Social e suprir as demandas.
A média de aprovação do edital do concurso do INSS por parte do ministério é de seis meses. Portanto, os candidatos que desejam se preparar com antecedência já devem começar a se preparar para garantir uma vaga. A nota técnica foi publicada pelo INSS no dia 26 abril, reunindo todo o cronograma básico.
Do total de 7.830 vagas solicitadas para o concurso do INSS, 6.084 consistem no quadro técnico e 1.746 são direcionadas ao quadro de analista de seguro social. A oferta será de uma remuneração de R$ 5.447 e R$ 8.357, respectivamente. Visando auxiliar este clamor, a deputada Vivi Reis reforçou o pedido do INSS.
A parlamentar aproveitou sua participação na sessão da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, para lembrar a crítica situação vivida no instituto devido à greve dos servidores. A mobilização não afeta somente o órgão público, como também os segurados que aguardam a resposta pelos pedidos de aposentadorias, pensões e demais benefícios.
“Estamos vivendo hoje um verdadeiro desmonte das políticas do INSS. Um processo de sucateamento, em que está sendo reduzido o quadro de trabalhadores e que essa redução, que é por volta de 50% do quadro funcional nos últimos anos, tem causado uma sobrecarga sobre os trabalhadores”, disse.
Recentemente, Tatiane Martins, líder sindical da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), afirmou que o concurso do INSS será realizado.
Durante uma reunião entre o Sindicato, o Ministério do Trabalho e Previdência e representantes do Ministério da Economia destacou a aprovação do projeto de lei que autoriza a criação de um novo edital para o tema.
Conforme o relatório publicado, nota-se o destaque para a Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia, sinalizando positivamente a respeito da execução do concurso.