Direitos do Consumidor: após caso do McPicanha, desta vez lanche do Burger King gera polêmica

Após a polêmica envolvendo o Mc Donalds e seu lanche Mc Picanha, desta vez o foco está no Burger King que está sendo acusada de enganar seus clientes através de suas propagandas. Nas redes sociais, usuários vem afirmando que mesmo que o nome do lanche seja Whopper Costela, o Burger King não inclui a costela entre os ingredientes.

Segundo o próprio Burger King, o hambúrguer do sanduíche é feito com paleta suína e tem “aroma natural de costela”.

A rede de fast food afirmou que, desde que lançou o produto, “sempre comunicou com clareza em todos os seus materiais de comunicação a composição do hambúrguer presente no sanduíche, produzido à base de carne de porco (paleta suína) e com aroma 100% natural de costela suína”, sem aditivos ou conservantes.

Foi dito ainda que “a transparência para com os nossos clientes é um valor fundamental e inegociável” e que “todas as informações sobre a composição do produto podem ser facilmente identificadas nas peças publicitárias, cardápios e demais materiais oficiais do Burger King”.

Ao ser questionado pela imprensa, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Quando lançou o produto, em dezembro do ano passado, o Burger King afirmava em uma propaganda que o hambúrguer é “sabor costela”. 

A propaganda apresentada diversas referências ao futebol. No momento do lançamento, a Sociedade Esportiva Palmeiras notificou de forma extraoficial o Burger King, afirmando  que o comercial fez uma menção indireta ao time, caracterizando “marketing de emboscada”, e solicitou que as peças saíssem do ar. O porco é considerado o mascote da equipe. 

O BK, no entanto, disse que a rede não fez nenhuma “menção direta ao clube” e “o objetivo era apresentar o novo produto de forma divertida”.

Burger King 

Burger King, muitas vezes abreviado como BK, é uma rede de restaurantes especializada em fast-food, fundada nos Estados Unidos por James McLamore e David Edgerton, que abriram a primeira unidade em Miami, Flórida.

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile