Governo autoriza o uso do FGTS para sanar dívidas. A partir da próxima segunda-feira (02), os cidadãos que estão com seus financiamentos imobiliários atrasados poderão recorrer ao saldo do fundo de garantia para reduzir o valor do débito e consequentemente os juros. O contrato acontecerá por meio do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Entenda.
Mais uma liberação pelo FGTS foi autorizada no Governo Federal. O cidadão poderá usar o abono para sanar os atrasos de seu financiamento imobiliário. No entanto, é preciso ficar atento a quantidade de parcelas em atraso.
Como funcionará o repasse pelo FGTS?
Inicialmente a medida só era autorizada para quem estivesse com três prestações em aberto. Porém, agora o número subiu para 12 mensalidades “que poderão integrar o valor a ser abatido”.
A equipe econômica espera que sejam contempladas cerca de 40 mil famílias, tendo em vista que a medida vai ser válida até 31 de dezembro.
“De acordo com dados apresentados ao Conselho pela Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif), 5 milhões de mutuários têm atualmente contratos de financiamentos imobiliários – 80 mil deles estão em situação de inadimplência grave, com mais de 3 prestações em atraso”, diz o Ministério do Trabalho em nota.
Atualmente, o FGTS pode ser usado em até duas situações para a casa própria:
- a compra, ou
- a construção e a amortização de parcelas de financiamentos imobiliários
Como saber o saldo do FGTS?
- Na loja de aplicativos do seu celular, busque FGTS. Clique em instalar e abra o aplicativo.
- Selecione a opção “Cadastre-se”
- Preencha todos os dados solicitados: CPF, Nome Completo, Data de Nascimento, E-Mail e cadastre uma senha de acesso
- A senha deve ser numérica, com seis dígitos. Para quem já usava o Aplicativo, pode repetir o mesmo número de senha que usava antes.
- Depois de incluir seus dados, clique no botão “Não sou um robô”.
- Você vai receber um e-mail de confirmação no endereço de e-mail informado por você. Acesse-o e clique no link que foi enviado.
- Após o cadastramento, abra o APP e informe o “CPF” e “Senha” cadastrada.
- Após o Login, aparecerão algumas perguntas adicionais sobre a sua vida funcional.
- Após responder essas perguntas você deve ler e aceitar as condições de uso do Aplicativo, clicando em concordar.
- Pronto, agora você já pode usar o APP FGTS e desfrutar de todas as novidades