Saiba como utilizar o FGTS para quitar as parcelas atrasadas do seu imóvel

Governo autoriza o uso do FGTS para sanar dívidas. A partir da próxima segunda-feira (02), os cidadãos que estão com seus financiamentos imobiliários atrasados poderão recorrer ao saldo do fundo de garantia para reduzir o valor do débito e consequentemente os juros. O contrato acontecerá por meio do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Entenda.

Saiba como utilizar o FGTS para quitar as parcelas atrasadas do seu imóvel (Imagem: FDR)
Saiba como utilizar o FGTS para quitar as parcelas atrasadas do seu imóvel (Imagem: FDR)

Mais uma liberação pelo FGTS foi autorizada no Governo Federal. O cidadão poderá usar o abono para sanar os atrasos de seu financiamento imobiliário. No entanto, é preciso ficar atento a quantidade de parcelas em atraso.

Como funcionará o repasse pelo FGTS?

Inicialmente a medida só era autorizada para quem estivesse com três prestações em aberto. Porém, agora o número subiu para 12 mensalidades “que poderão integrar o valor a ser abatido”.

A equipe econômica espera que sejam contempladas cerca de 40 mil famílias, tendo em vista que a medida vai ser válida até 31 de dezembro.

“De acordo com dados apresentados ao Conselho pela Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif), 5 milhões de mutuários têm atualmente contratos de financiamentos imobiliários – 80 mil deles estão em situação de inadimplência grave, com mais de 3 prestações em atraso”, diz o Ministério do Trabalho em nota.

Atualmente, o FGTS pode ser usado em até duas situações para a casa própria:

  • a compra, ou
  • a construção e a amortização de parcelas de financiamentos imobiliários

Como saber o saldo do FGTS?

  • Na loja de aplicativos do seu celular, busque FGTS. Clique em instalar e abra o aplicativo.
  • Selecione a opção “Cadastre-se”
  • Preencha todos os dados solicitados: CPF, Nome Completo, Data de Nascimento, E-Mail e cadastre uma senha de acesso
  • A senha deve ser numérica, com seis dígitos. Para quem já usava o Aplicativo, pode repetir o mesmo número de senha que usava antes.
  • Depois de incluir seus dados, clique no botão “Não sou um robô”.
  • Você vai receber um e-mail de confirmação no endereço de e-mail informado por você. Acesse-o e clique no link que foi enviado.
  • Após o cadastramento, abra o APP e informe o “CPF” e “Senha” cadastrada.
  • Após o Login, aparecerão algumas perguntas adicionais sobre a sua vida funcional.
  • Após responder essas perguntas você deve ler e aceitar as condições de uso do Aplicativo, clicando em concordar.
  • Pronto, agora você já pode usar o APP FGTS e desfrutar de todas as novidades

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.