Começam no dia 25 de abril (segunda-feira) os pagamentos do 13º salário para beneficiários do INSS. A antecipação do abono deve beneficiar 36 milhões de segurados do instituto, a maioria deles com um salário mínimo (R$ 1.212). Em alguns casos, no entanto, o segurado pode se surpreender com a ausência do depósito na data prevista. A seguir, explicamos como proceder nessa situação.
O que fazer caso 13º do INSS não seja depositado
O segurado que se deparar com o não recebimento do abono deve, em primeiro lugar, se certificar de que realmente tem direito ao benefício. O 13º é dado a quem recebe os seguintes benefícios do INSS:
- Aposentadorias
- Pensão por morte
- Auxílio-doença (chamado agora de auxílio por invalidez temporária)
- Auxílio-acidente
- Auxílio-reclusão
Em segundo lugar, é necessário conferir se a data prevista para o depósito realmente já chegou. Os pagamentos do 13º ocorrem nas mesmas datas dos pagamentos do benefício regular e são realizados de acordo com o valor e com o final do número do benefício. Confira aqui o calendário.
Caso o segurado realmente tenha direito ao 13º e a data de pagamento já tenha chegado, mas, mesmo assim, o depósito não ocorreu, é possível solicitar a realização do depósito através do Meu INSS. Isso pode ser feito na versão site e na versão app. Em ambos os casos o login é feito através de uma conta Gov.br, informando CPF e a senha cadastrada.
Para fazer a solicitação, é necessário informar o número do benefício. Caso você não saiba esse número, basta clicar em “Meus benefícios”, na página inicial do app ou site Meu INSS (surge após o usuário efetuar login).
De posse do número do benefício, clique em “Agendamentos/Solicitações”. Em seguida, clique em “Novo Requerimento” e digite na barra de pesquisa “Solicitar pagamento de benefício não recebido”. Selecione a opção que aparecer e clique em “Atualizar” na página seguinte.
Uma página para alterar dados de contato surgirá. Se for necessário, preencha os dados solicitados e clique em “Atualizar”. Se não for necessário, clique em “Avançar” no fim da página e em “Avançar” na página seguinte. Informe os dados do requerente e clique novamente em “Avançar”. Por fim, basta confirmar o envio do requerimento e gerar o comprovante.
O INSS também conta com a Central de Atendimento, pelo telefone 135, através do qual o segurado pode esclarecer dúvidas sobre o pagamento de benefícios. Existe, ainda, a possibilidade de comparecer a uma agência do instituto, mediante agendamento prévio, também realizado pelo site ou app Meu INSS.