INSS libera novo benefício com o valor de R$ 606; saiba como receber

Muitas pessoas não sabem, mas o INSS concede desde novembro de 2021 um benefício chamado Auxílio-Inclusão, no valor de meio salário mínimo, o que corresponde, atualmente, a R$ 606 por mês. Mas, afinal, quem pode receber esse novo benefício? Como solicitá-lo? Entenda a seguir.

Auxílio-Inclusão: quem tem direito?

O Auxílio-inclusão já estava previsto em uma lei aprovada em 2015, mas só no ano passado foi regulamentado e posto em prática pelo INSS. O objetivo desse benefício é incentivar e apoiar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

O Auxílio-Inclusão é concedido apenas para pessoas com deficiência que recebem ou já receberam nos últimos 5 anos o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Confira a seguir a lista completa de requisitos necessários para receber o novo benefício:

Como solicitar?

Se o PcD atende todos os critérios acima, ele pode solicitar o Auxílio-Inclusão através do app Meu INSS, pelo site do Meu INSS, pelo telefone 135 ou em uma agência do instituto.

Lembrando que o cadastro inicial e a atualização de cadastro no CadÚnico são realizados no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) ou outro órgão da prefeitura com função equivalente.

Quem recebe Auxílio-Inclusão pode continuar recebendo o BPC?

Não. O INSS não permite acumular os dois benefícios. Cabe destacar, no entanto, que o BPC é cancelado quando a pessoa com deficiência começa a exercer atividade remunerada. Já o Auxílio-Inclusão é somado à renda do trabalho ou empreendimento, como forma de incentivar a inclusão produtiva do segurado.

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.
Sair da versão mobile