Anvisa veta a venda de produtos da Kinder no Brasil. A situação se deu em decorrência da suspeita de contaminação de salmonella.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, comunicou na última quinta-feira a decisão de proibir a comercialização, distribuição, importação ou o uso de produtos Kinder vindos da Bélgica. A marca é alvo de recolhimentos internacionais e acende alerta para o risco de contaminação por salmonella.
Medida da Anvisa proíbe produtos belgas da marca
A resolução da Anvisa vale para os lotes fabricados pela Ferrero, na Bélgica, após recall por conta da suspeita de casos de salmonella. Segundo a marca Kinder, os produtos vendidos no Brasil não são afetados pela proibição e são seguros para consumo.
O Brasil não importa produtos Kinder da Bélgica, mas a Anvisa julgou necessária a medida preventiva, com o intuito de comunicar a sociedade sobre os riscos para evitar que os mesmos consumam ou tragam para o Brasil produtos com suspeita de contaminação.
Outra medida da Vigilância Sanitária foi a de notificar a empresa para que sejam prestadas informações sobre os produtos e controle de importações por terceiros. De acordo com a Anvisa, o caso seguirá sendo acompanhado com atenção.
Ferrero do Brasil notificada a prestar esclarecimentos
Apesar dos produtos nacionais não serem o alvo das medidas, na última quarta-feira, a Ferrero do Brasil foi convidada pela Secretaria Nacional do Consumidor, a Senacon, do Ministério da Justiça e Segurança Pública a prestar esclarecimentos quanto a um possível risco dos chocolates Kinder gerarem contaminação.
A empresa confirmou ter recebido a notificação e afirmou que seguirá à disposição das autoridades brasileiras para a prestação de esclarecimentos.
Casos de salmonella na Europa
Na última semana, a Agência de Saúde da União Europeia comunicou a suspeita da ligação entre um surto de salmonella em crianças de países do bloco e o consumo do chocolate Kinder Surprise, conhecido no Brasil como Kinder Ovo.
O recall foi realizado em vários países, mas não atinge o Brasil. O Kinder Surprise é um dos principais produtos da empresa italiana Ferrero, o recolhimento é dos itens fabricados na Bélgica, mas as investigações tiveram início no Reino Unido.
A salmonella é uma condição médica causada por uma bactéria de mesmo nome e entre seus sintomas estão a diarréia, náuseas, cólicas estomacais, febre e vômitos. A maior parte dos casos são leves, podendo haver complicações que levem a internação hospitalar.
Até o momento, foram confirmados mais de 100 casos de infecções por Salmonella Typhimurium na Europa, segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças e a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar. A maioria dos infectados são crianças menores de 10 anos. Apesar das suspeitas, ainda não foi confirmada a ligação do surto de contaminação com a ingestão dos produtos da marca.