Prejuízo: Anvisa veta a venda de produtos da Kinder no Brasil; entenda o caso

Anvisa veta a venda de produtos da Kinder no Brasil. A situação se deu em decorrência da suspeita de contaminação de salmonella.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, comunicou na última quinta-feira a decisão de proibir a comercialização, distribuição, importação ou o uso de produtos Kinder vindos da Bélgica. A marca é alvo de recolhimentos internacionais e acende alerta para o risco de contaminação por salmonella.

Medida da Anvisa proíbe produtos belgas da marca

A resolução da Anvisa vale para os lotes fabricados pela Ferrero, na Bélgica, após recall por conta da suspeita de casos de salmonella. Segundo a marca Kinder, os produtos vendidos no Brasil não são afetados pela proibição e são seguros para consumo.

O Brasil não importa produtos Kinder da Bélgica, mas a Anvisa julgou necessária a medida preventiva, com o intuito de comunicar a sociedade sobre os riscos para evitar que os mesmos consumam ou tragam para o Brasil produtos com suspeita de contaminação.

Outra medida da Vigilância Sanitária foi a de notificar a empresa para que sejam prestadas informações sobre os produtos e controle de importações por terceiros. De acordo com a Anvisa, o caso seguirá sendo acompanhado com atenção.

Ferrero do Brasil notificada a prestar esclarecimentos

Apesar dos produtos nacionais não serem o alvo das medidas, na última quarta-feira, a Ferrero do Brasil foi convidada pela Secretaria Nacional do Consumidor, a Senacon, do Ministério da Justiça e Segurança Pública a prestar esclarecimentos quanto a um possível risco dos chocolates Kinder gerarem contaminação.

A empresa confirmou ter recebido a notificação e afirmou que seguirá à disposição das autoridades brasileiras para a prestação de esclarecimentos.

Casos de salmonella na Europa

Na última semana, a Agência de Saúde da União Europeia comunicou a suspeita da ligação entre um surto de salmonella em crianças de países do bloco e o consumo do chocolate Kinder Surprise, conhecido no Brasil como Kinder Ovo. 

O recall foi realizado em vários países, mas não atinge o Brasil. O Kinder Surprise é um dos principais produtos da empresa italiana Ferrero, o recolhimento é dos itens fabricados na Bélgica, mas as investigações tiveram início no Reino Unido.

A salmonella é uma condição médica causada por uma bactéria de mesmo nome e entre seus sintomas estão a diarréia, náuseas, cólicas estomacais, febre e vômitos. A maior parte dos casos são leves, podendo  haver complicações que levem a internação hospitalar.

Até o momento, foram confirmados mais de 100 casos de infecções por Salmonella Typhimurium na Europa, segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças e a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar. A maioria dos infectados são crianças menores de 10 anos. Apesar das suspeitas, ainda não foi confirmada a ligação do surto de contaminação com a ingestão dos produtos da marca.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.