Instabilidade do Caixa Tem atrasa saque emergencial do FGTS; entenda

Caixa Econômica tem dificuldade para efetuar o pagamento do FGTS. Nos últimos dias, os trabalhadores passaram a relatar instabilidades no Caixa Tem. O app da poupança digital tem sido utilizado para o saque emergencial do fundo de garantia. No entanto, o sistema da ferramenta saiu do ar. Entenda.

Cerca de 40 milhões de trabalhadores estão recebendo os valores do saque emergencial pelo FGTS. O benefício começou ser pago nessa semana, mas devido a superlotação, o sistema do Caixa Tem saiu do ar.

Uma reportagem do jornal Extra trouxe o relato de alguns segurados que tentaram acessar o aplicativo para utilizar o benefício. De acordo com os cidadãos, o login de acesso tem travado consequentemente, inviabilizando as transações financeiras.

Senti total instabilidade. O aplicativo caiu umas três vezes, e o site também. Eu finalizava o pedido e de repente a tela sumia. É um processo bem demorado, foi muito desagradável. É um processo que deveria ser muito simples — disse a designer gráfica Fernanda Oliveira, de 27 anos, em entrevista ao Extra.

Saque pode ser feito presencialmente no banco

Para quem não conseguir acessar o app, é possível retirar a quantia indo até uma agência da Caixa. Nesse caso, basta seguir os passos abaixo:

  • O saque é realizado sem cartão, então clique no botão “Entra” do teclado do caixa eletrônico.
  • Clique no botão “Saque Emergencial FGTS”.
  • Digite o número do seu CPF e clique no botão “Confirmar”.
  • Digite o código de seis dígitos que foi gerado no aplicativo Caixa Tem e aperte o botão “Confirmar”.
  • Escolha um valor para saque e aperte o botão “Entra”.
  • Aguarde a liberação do dinheiro.

Calendário do saque emergencial do FGTS

  • Nascidos em janeiro: 20 de abril;
  • Nascidos em fevereiro: 30 de abril;
  • Nascidos em março: 04 de maio;
  • Nascidos em abril: 11 de maio;
  • Nascidos em maio: 14 de maio;
  • Nascidos em junho: 18 de maio;
  • Nascidos em julho: 21 de abril;
  • Nascidos em agosto: 25 de abril;
  • Nascidos em setembro: 28 de abril;
  • Nascidos em outubro: 1º de junho;
  • Nascidos em novembro: 08 de junho;
  • Nascidos em dezembro: 15 de junho.

Para mais informações sobre o saque emergencial do FGTS, acesse nossa página exclusiva do fundo de garantia.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.