Entre os bancos mais rentáveis do mundo, quatro são brasileiros. O levantamento foi realizado pela Economatica, companhia de análise de dados financeiros. Entre as instituições brasileiras, a mais bem colocada é a filial brasileira do banco espanhol Santander.
O estudo considerou o percentual do ROE (retorno sobre patrimônio líquido, na sigla em inglês). Esse indicador aponta quanto uma companhia consegue ganhar usando os próprios recursos.
Conforme levantamento da Economatica, o banco americano Capital One é o mais rentável do mundo, com ROE de 20,4%. Em segundo lugar, aparece o também americano Ally Financial, com retorno de 19,3%.
10 bancos mais rentáveis do mundo
- Capital One (Estados Unidos) ROE, de 20,4%
- Ally Financial (Estados Unidos): ROE de 19,3%
- Santander (Brasil): ROE de 18,9%
- Royal Bank of Canada (Canadá): ROE de 17,3%
- Itaú Unibanco (Brasil): ROE de 17,3%)
- J.P. Morgan (Estados Unidos): ROE de 16,9%
- Banco do Brasil (Brasil): ROE de 15,7%
- Bradesco (Brasil): ROE de 15,2%
- Bank of Nova Scotia (Canadá): ROE de 15,1%
- SVB Financial Group (Estados Unidos): ROE de 15,0%
Como base, a Economatica considerou a rentabilidade sobre o patrimônio médio do ano fiscal finalizado em dezembro de 2021. O estudo levou em conta os 39 bancos de capital aberto com ativos acima de US$ 100 bilhões.
Destes bancos analisados pela pesquisa, os Estados Unidos contam com o maior número de bancos entre os mais rentáveis — com 19 ao todo.
Logo após, os países com mais integrantes no ranking são Brasil, Canadá e Grã-Bretanha, com quatro instituições cada. O Japão e Coreia do Sul contam com três bancos. A Espanha e Índia têm dois bancos cada. Ainda há outras quatro nações com um representante na pesquisa.
A Economatica ainda apurou o desempenho de 8 dos maiores bancos, presentes na lista, desde 2010. Neste caso, o Royal Bank of Canada e Bank of Nova Scotia não integraram a pesquisa — já que não possuíam ROE antes de 2013.
O Banco do Brasil, Itaú e Bradesco Apresentaram uma forte queda entre 2010 e 2021. O Santander, por outro lado, registrou forte alta.
O ROE do do Banco do Brasil diminuiu de 27% par a15,7%. O do Itaú caiu de 24% para 17,3%. O do Bradesco reduziu de 22,3% para 15,2%. Na outra ponta, o retorno sobre patrimônio do Santander aumentou de 6% para 18,9%.