Sexta-feira Santa: bancos abrem no feriado?

A Sexta-feira Santa acontece no próximo dia 15 de abril. A tradicional data do calendário católico é considerada por muitos como um feriado, embora nem todas as empresas tenham o costume de dar folga aos funcionários. A exceção fica por conta dos bancos que mantêm a tradição. 

Sexta-feira Santa: bancos abrem no feriado?
Sexta-feira Santa: bancos abrem no feriado?
(Imagem: Montagem/FDR)

Por isso, os bancos de todo o Brasil não terão expediente nesta data. A informação foi antecipada pela Federação Nacional dos Bancos (Febraban), no intuito de preparar a população para evitar surpresas quanto à necessidade de recorrer aos serviços financeiros oferecidos pelas instituições que estarão fechadas.

Por outro lado, os serviços de atendimento digitais dos bancos seguem normalmente na Sexta-feira Santa. Portanto, em caso de necessidade, os clientes podem acessar o internet banking, o aplicativo do banco, ou o telefone da central da respectiva instituição financeira.

Destacando que esses meios de atendimento são práticos e versáteis, prometendo agilidade e a solução das demandas atribuídas ao sistema bancário. 

“Graças ao expressivo investimento dos bancos em tecnologia e automação (R$ 25,7 bilhões em 2020), os canais eletrônicos assumiram a condição de canal mais utilizado para as transações bancárias, por ser uma alternativa prática e extremamente segura”, destacou o diretor-adjunto de serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

Destacando que as contas com vencimento marcado para o dia 15 de abril poderão ser pagas sem juros ou multa no próximo dia útil ao feriado, que neste caso será no dia 18 de abril. 

Lembrando que, na maior parte dos casos se tratando de tributos a serem pagos, os governos competentes já têm o costume de alinhar os vencimentos aos calendários de feriados a nível nacional, estadual e municipal. Ainda assim, a Febraban estabeleceu algumas orientações que abrangem a hipótese de o cliente ter percebido que a instituição não corrigiu a data. 

Neste caso, a sugestão é antecipar o pagamento ou, em títulos que possuem código de barras, é possível agendar o pagamento através dos caixas eletrônicos, aplicativos ou internet banking. Por outro lado, boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos têm a chance de efetuar os pagamentos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.