Banco do Brasil é o primeiro a liberar iniciação de pagamentos com Pix; saiba como funciona

O clientes do Banco do Brasil que efetuarem uma compra de produtos e serviços, poderão em breve, iniciar o pagamento no site ou aplicativo da loja e o concluir na conta corrente. O BB é pioneiro entre os bancos do país e está pronto para ofertar o iniciador de transação de pagamentos (ITP) para seus clientes. De início, a novidade será disponibilizada para pagamentos via PIX.

Antes da chegada dessa novidade, os consumidores tinham que emitir o boleto bancário, inserir os dados do seu cartão de crédito ou copiar o código do PIX e colá-lo no aplicativo do banco. A partir do uso do ITP, o processo ficará simplificado.

Usando o novo recurso, os consumidores poderão iniciar o pagamento no site ou app da loja e na sequência, ele será redirecionado ao ambiente digital do BB, sem precisar fechar o site da loja e abrir o aplicativo do banco. Com isso, ele irá, após a identificação e consentimento, finalizar a compra.

Segundo o Banco do Brasil, a escolha do PIX para ser a primeira forma de pagamento integrado ao ITP se deu por conta da alta adesão. O sistema de pagamentos instantâneos do BC, funciona 24 horas, detém 30% do total de transações bancárias no país, e já ultrapassou as transações via DOC, TED e boleto bancário.

No caso das empresas, o ITP trará ganhos de eficiência e redução de gastos com a administração de serviços de pagamento. Para os clientes, o novo sistema trará rapidez no processo de pagamento diminuindo as desistências.

O BB começará a disponibilizar o serviço para as empresas em breve. A nova tecnologia vem sendo testada em formato de projeto-piloto.

A adesão do PIX à esta nova tecnologia de iniciação de pagamentos se tomou possível graças ao início da terceira fase do open banking, em 29 de outubro. 

Segurança 

O iniciador de pagamentos, de acordo com o Banco do Brasil, representa uma tecnologia segura, pois tudo passa pela supervisão do Banco Central. Apenas instituições homologadas pela autarquia podem operar a tecnologia. Os pagamentos são finalizados  no banco onde o cliente possui conta.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.