Refugiados: Brasil concedeu 74 vistos para ucranianos em março; entenda como funciona

Fugindo da guerra, Ucranianos encontram amigo no Brasil. Nessa semana, o Boletim Migração Ucraniana relevou que o governo federal aprovou 74 vistos e 27 autorizações de residência humanitária para os refugiados. De acordo com os dados, esse grupo passou a residir em território nacional entre os dias 3 e 31 de março. Entenda.

O mundo vem acompanhando os confrontos entre a Rússia e a Ucrânia. Para além da briga política e ideológica, a guerra está afetando milhares de cidadãos que passaram a buscar por refúgio. Nos últimos 30 dias, o Brasil recebeu cerca de 74 ucranianos em seu território.

“Receber imigrantes e refugiados ucranianos é um ato humanitário. Os imigrantes fazem parte da história do país e o governo federal está empenhado em auxiliar os que procuram por seus direitos como segurança, moradia e trabalho no Brasil”, afirmou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

O documento aponta ainda que, somente em 2022, foram reconhecidos quatro refugiados, sendo contabilizados outros 37 processos de refúgio em andamento.

A autorização dos vistos e de residência humanitárias tem sido aprovada mediante uma edição da Portaria Interministerial Ministério da Justiça/Ministério das Relações Exteriores nº 28, que atendeu às necessidades de ucranianos afetados pelo conflito armado na Ucrânia.

Como funciona o visto humanitário?

O procedimento do visto humanitário deve ser solicitado ainda no exterior, permitindo a acolhida e entrada no Brasil durante um período de 180 dias. Para ter acesso a autorização, é preciso ir até uma unidade da Polícia Federal em solo brasileiro e pedir a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRMN).

Segundo o governo, esse trabalho de acolhimento vem sendo feito em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e do Obmigra (Observatório das Migrações Internacionais).

Dados dos refugiados

Até o momento, entre as pessoas que chegaram no Brasil nesse período, a maioria são homens e tem entre 25 e 39 anos. Eles representam uma média de 83% do contingente de imigrantes ucranianos e 46% do total são do sexo masculino na faixa etária entre 25 e 39 anos.

Já as mulheres somam 17% e a maioria delas, cerca de 10% do total de imigrantes, têm entre 25 e 39 anos. Entre homens e mulheres, não houve imigrantes acima de 65 anos e apenas 2% tinham menos de 14 anos na data de entrada no país.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.