Refugiados: Brasil concedeu 74 vistos para ucranianos em março; entenda como funciona

Fugindo da guerra, Ucranianos encontram amigo no Brasil. Nessa semana, o Boletim Migração Ucraniana relevou que o governo federal aprovou 74 vistos e 27 autorizações de residência humanitária para os refugiados. De acordo com os dados, esse grupo passou a residir em território nacional entre os dias 3 e 31 de março. Entenda.

O mundo vem acompanhando os confrontos entre a Rússia e a Ucrânia. Para além da briga política e ideológica, a guerra está afetando milhares de cidadãos que passaram a buscar por refúgio. Nos últimos 30 dias, o Brasil recebeu cerca de 74 ucranianos em seu território.

“Receber imigrantes e refugiados ucranianos é um ato humanitário. Os imigrantes fazem parte da história do país e o governo federal está empenhado em auxiliar os que procuram por seus direitos como segurança, moradia e trabalho no Brasil”, afirmou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

O documento aponta ainda que, somente em 2022, foram reconhecidos quatro refugiados, sendo contabilizados outros 37 processos de refúgio em andamento.

A autorização dos vistos e de residência humanitárias tem sido aprovada mediante uma edição da Portaria Interministerial Ministério da Justiça/Ministério das Relações Exteriores nº 28, que atendeu às necessidades de ucranianos afetados pelo conflito armado na Ucrânia.

Como funciona o visto humanitário?

O procedimento do visto humanitário deve ser solicitado ainda no exterior, permitindo a acolhida e entrada no Brasil durante um período de 180 dias. Para ter acesso a autorização, é preciso ir até uma unidade da Polícia Federal em solo brasileiro e pedir a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRMN).

Segundo o governo, esse trabalho de acolhimento vem sendo feito em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e do Obmigra (Observatório das Migrações Internacionais).

Dados dos refugiados

Até o momento, entre as pessoas que chegaram no Brasil nesse período, a maioria são homens e tem entre 25 e 39 anos. Eles representam uma média de 83% do contingente de imigrantes ucranianos e 46% do total são do sexo masculino na faixa etária entre 25 e 39 anos.

Já as mulheres somam 17% e a maioria delas, cerca de 10% do total de imigrantes, têm entre 25 e 39 anos. Entre homens e mulheres, não houve imigrantes acima de 65 anos e apenas 2% tinham menos de 14 anos na data de entrada no país.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.