INSS: a prova de vida ainda é obrigatória? Confira tudo que você precisa saber sobre o procedimento

Governo Federal suspende oficialmente a realização da prova de vida. Com a digitalização dos serviços do INSS, os aposentados e pensionistas não precisaram mais fazer a atualização anual de seus cadastros. O procedimento agora é realizado automaticamente pelo órgão, mas pode requerer a participação do cidadão. Entenda.

INSS: a prova de vida ainda é obrigatória? Confira tudo que você precisa saber sobre o procedimento (Imagem: FDR)
INSS: a prova de vida ainda é obrigatória? Confira tudo que você precisa saber sobre o procedimento (Imagem: FDR)

Uma novidade que vem agradando os segurados do INSS é a suspensão da prova de vida. O protocolo permanecerá sendo realizado anualmente, mas ficando integralmente sob responsabilidade do governo federal. Isso implica dizer que o titular não precisa mais ir até uma agencia bancária para apresentar seus documentos.

Novo funcionamento da prova de vida

“A partir de hoje, o cidadão não precisa mais se preocupar com a prova de vida. O procedimento será de responsabilidade do INSS. É uma união de todos pelo Brasil ”, explicou o presidente do instituto, José Carlos Oliveira.

De modo geral, o INSS irá utilizar sua base de dados virtual, atrelada a outras plataformas do governo federal, para registrar a validade do cidadão. Serão consultados extratos bancários, documentos do CadÚnico, entre outros, sendo possível conferir que o titular está em vida.

Essa é uma iniciativa histórica para o INSS. Antes o cidadão precisava comparecer presencialmente mesmo diante de dificuldades pessoais, de saúde, climáticas, ou distância da sua residência”, pontuou Oliveira.

“É um ganho para você brasileiro, para o INSS, para o Governo Federal, para a economia do País. Garantia de que o benefício será pago somente a quem tem direito”, finalizou.

13° e 14° salário do INSS: Datas de pagamento e regras para receber benefícios

Lista dos documentos e serviços que substituirão a prova de vida

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile