Copa do Mundo 2022: jogos da seleção em dias úteis trazem prejuízos bilionários; entenda

O sorteio dos grupos que darão início às partidas da Copa do Mundo 2022 ocorreu nos últimos dias. Com isso, as datas dos primeiros jogos da seleção brasileira já puderam ser definidas, sendo todos em dias úteis. 

O fato foi celebrado por estudantes e trabalhadores, pois, pela tradição, empresas e escolas costumam liberar o expediente de trabalho e estudos em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022. No sorteio realizado na última sexta-feira, 1º, o Brasil foi classificado para o grupo G. 

De acordo com a composição, a seleção brasileira irá enfrentar a Sérvia no dia 24 de novembro, uma quinta-feira, e depois a Suíça, na segunda-feira, 28 de novembro. O terceiro jog está previsto para a sexta-feira, 2 de dezembro. 

Na hipótese de a seleção brasileira se classificar para a fase de grupos em primeiro lugar, haveria outros três jogos também em dias úteis. Seriam eles: as oitavas de final no dia 5 de dezembro, segunda-feira, quartas de final no dia 9 de dezembro, sexta-feira, e semifinais no dia 13 de dezembro, terça-feira. Apenas a final, prevista para 18 de dezembro, não aconteceria em dia útil.

Entretanto, este costume patriota pode acarretar em prejuízos bilionários à economia brasileira. De acordo com o professor do Insper e especialista em projeções de cenários macroeconômicos nacionais, Ulisses Ruiz de Gamboa, as perdas econômicas para o Brasil devido aos jogos da Copa do Mundo 2022 ocorreriam até as oitavas de final. 

Na análise geral do economista, a tendência expressiva é de perdas para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro com a Copa do Mundo 2022. O cenário negativo se mantém mesmo que determinados setores consigam superar os lucros, como bares, restaurantes e cervejarias. 

Logo, nota-se que os lucros se direcionam a setores específicos, causando um prejuízo em massa para boa parte da economia do país. Gamboa aproveitou para destacar que a folga em dias de jogo da seleção são apenas uma tradição e não uma obrigatoriedade.

Além disso, pode haver simplesmente uma pausa no horário do jogo em no período em questão (tarde ou noite), não sendo necessário suspender o dia de trabalho. 

“Vale destacar que existem dois segmentos que vão sentir bastante os impactos dos jogos nos dias úteis, são eles a indústria, como a produção de veículos, e o comércio varejista como um todo, em exceção ao varejo que vende artigos esportivos”, explicou.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.