Galvão Bueno anuncia aposentadoria dos jogos da Seleção; descubra qual o atual salário do narrador

Voz mais marcante dos eventos esportivos na TV brasileira, Galvão Bueno anunciou pelas redes sociais que deixará a Rede Globo em dezembro, após a Copa do Mundo do Catar. O narrador pretende se dedicar a outros trabalhos, com mais retorno financeiro e menos exigências.

De acordo com o portal Notícas da TV, o anúncio deveria ter sido feito em um comunicado oficial da emissora e também em uma entrevista ao jornal O Globo. A antecipação feita pelo próprio Galvão em sua conta no Twitter, na quinta-feira (24), teria causado incômodo dentro da Globo.

A decisão de Galvão pode ter sido tomada após uma conversa com a cúpula da emissora. Mas a insatisfação do narrador parece não ser de agora. Conforme revelou o colunista Leo Dias no portal Metrópoles, seu salário havido sido reduzido drasticamente, de R$ 5 milhões para R$ 800 mil.

O impacto da mudança pode não ter sido tão grande para Galvão, devido aos moldes do contrato atual com a Globo, assinado em 2019. O contrato permite que o apresentador faça campanhas publicitárias com outras empresas, como as já realizadas para Petrobras, Tik Tok e Santander.

Outro motivo que pode ter feito Galvão sair da empresa é a clara renovação que a Globo está fazendo no quadro de profissionais da área esportiva. Narradores como Everaldo Marques e Gustavo Villani ganharam mais espaço e mesmo alguns jogos da seleção, nos quais a presença de Galvão era até pouco tempo obrigatória, foram delegados para Luís Roberto, do Rio de Janeiro.

Novos rumos

Galvão Bueno trabalha na Rede Globo desde 1981. Desde 1986, ele é o narrador principal do canal, tendo associado a sua famosa voz rouca a momentos muito especiais do esporte brasileiro, como as conquistas do tetracampeonato mundial, em 1994, e do penta, em 2002, pela Seleção Masculina de Futebol.

São, portanto, 41 anos de contrato, que devem chegar ao fim em dezembro. Mas Galvão já indicou que não vai se “aposentar”. O carioca de 71 anos deve continuar atuando como garoto-propaganda de algumas marcas e se dedicar mais às redes sociais, onde acumula mais de 5 milhões de seguidores. Além disso, deve fazer ainda algumas aparições pontuais na Globo, cujas portas seguirão abertas para parcerias no futuro.

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.