13º Salário: quando serão pagas as parcelas do benefício do INSS?

Pelo terceiro ano seguido, o governo federal resolveu antecipar o pagamento do 13º salário aos beneficiários do INSS. As duas parcelas do benefício extra, que deveriam ser pagas em agosto e setembro, serão agora depositadas junto com as folhas de pagamento de abril e maio.

Aqueles que têm benefício de um salário mínimo receberão as parcelas do décimo terceiro primeiro. Para eles, a primeira parcela começa a ser paga em 25 de abril, começando pelos que têm número de benefício com final 1, e termina de ser paga em 6 de maio, quando será a vez dos que têm número de benefício com final 0 (zero). Já a segunda parcela começa a ser paga em 25 de maio e termina em 7 de junho.

Os pagamentos para quem tem benefício maior que um salário mínimo começam um pouco depois. Para eles, a primeira parcela começa a ser paga em 2 de maio e a segunda parcela em 1 de junho.

Conforme portaria publicada no dia 23 de março, quem começar a receber benefício do INSS depois de maio receberá o 13º apenas em novembro, a partir do dia 24, em parcela única.

Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamento do 13º salário do INSS e detalhes importantes de como funcionará o benefício em 2022.

Calendário do 13º salário do INSS em 2022:

Primeira parcela para benefícios de um salário mínimo:

Primeira parcela para benefícios maiores que um salário mínimo:

Segunda parcela para benefícios de um salário mínimo:

Segunda parcela para benefícios maiores que um salário mínimo:

Quem pode receber o 13º salário?

O 13º salário do INSS é referente aos seguintes benefícios:

Qual o valor do 13º salário?

Para a maioria dos beneficiários atendidos, o 13º tem valor igual ao do benefício regular. Como o benefício extra é pago em duas parcelas iguais, cada parcela vale metade do benefício regular. Quem recebe uma aposentadoria de um salário mínimo (R$ 1.212), por exemplo, receberá duas parcelas de R$ 606. Porém, se o segurado pagar Imposto de Renda, a segunda parcela já virá com o desconto correspondente ao IRPF.

Em alguns casos, no entanto, o 13º será calculado de forma diferente. No caso de benefícios previstos para durarem menos de 12 meses em 2022, o 13º terá valor proporcional ao número de meses em que o benefício for pago. Caso o benefício seja interrompido antes do previsto, será feita uma correção e o segurado terá que devolver o valor depositado a mais.

Quem se tornar beneficiário do INSS depois de maio receberá o 13º a partir de novembro, com valor integral (igual ao do benefício regular).

Amaury NogueiraAmaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.
Sair da versão mobile