- Jovens com mais de 16 anos são convocados para tirar o título de eleitor;
- Saiba como fazer o procedimento online;
- E-título permite consulta ao documento.
Jovens são convocados para retirar o título de eleitor. No fim do ano, o Brasil vivenciará mais uma eleição. Desta vez, a votação é para determinar os cargos federais, como presidente da república, deputado e senador. Para quem já completou 16 anos, o ato é facultativo, mas deve ser visto como um direito legal. Abaixo, saiba como retirar seu documento.
As eleições de 2022 prometem marcar a histórica política desse país. Após uma pandemia com mais de um milhão de mortes, vivenciando atualmente uma das maiores crises econômicas e sociais da história, a candidatura à presidência será extremamente concorrida. Para os jovens, essa é a hora de tirar o título de eleitor.
Quem precisa votar obrigatoriamente em 2022?
Perante o Supremo Tribunal Federal, a votação só passa a ser obrigatória para os cidadãos com mais de 18 anos. Em caso de impedimento, como viagem a trabalho ou doença, por exemplo, o titular precisa justificar a falta com o órgão, de modo que não fique com o nome sujo.
Quem não cumpre a votação obrigatório, fica impossibilitado de realizar seleções públicas, além de estar em débito com o TSE. Trata-se de uma obrigação legal para toda a população.
No caso dos jovens entre 16 e 18 anos, a votação não é obrigatória, mas pode ser realizada. Para esse grupo, é estimulado o exercício da cidadania, porém sem a aplicação de sanções em caso do não cumprimento.
Quem desejar tirar o título a partir dos 16, pode fazer o procedimento online.
Como tirar meu título de eleitor?
- Acesse o site de requerimento do título de eleitor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida, selecione o estado em que você mora.
- Aparecerão na tela algumas informações sobre o procedimento. Leia com atenção e, depois, aperte “Próximo”.
- Em “Título de eleitor”, selecione “Não tenho”. Preencha os demais dados solicitados pelo site. Clique em “Próximo” ao concluir.
- A nova tela será dividida em dois blocos de informações. Em “Requerimento – Dados Pessoais”, preencha os campos com os documentos solicitados.
- Já em “Documentos”, será necessário enviar algumas fotos. Faça as capturas necessárias e pressione “Próximo” ao finalizar essa etapa.
- Agora, o site pedirá os dados de residência. Preencha os campos e aperte “Próximo” ao finalizar.
- O site dará opções de locais de votação próximo ao seu endereço. Selecione aquele que for mais conveniente e clique em “Próximo”.
- Confira se os dados de requerimento estão corretos e selecione “Confirmar” para finalizar o procedimento.
- Pronto! Um número de protocolo será gerado. Guarde-o para consultar o andamento da solicitação neste link. Caso não haja qualquer pendência, o título de eleitor será liberado e poderá ser usado de forma digital pelo aplicativo e-Título (disponível para Androide iOS).
Passo a passo para se conectar no e-título
Atualmente, os brasileiros conseguem consultar a situação do seu título eleitoral através do aplicativo e-título. Para isso, é preciso fazer login seguindo as etapas abaixo:
- Preencha seus dados básicos como nome e filiação;
- No campo “Tipo de documento” — Selecione “Título de eleitor”;
- Depois, o app vai gerar três campos de perguntas referentes aos seus dados cadastrais para confirmar sua identidade. Caso erre algum, será gerado outro campo com perguntas diferentes das que você errou;
- Cadastre uma senha e confirme.
Como emitir certidão de quitação eleitoral com e-Título
- Vá ao campo “Mais Opções”;
- Selecione “Quitação Eleitoral”;
- O aplicativo vai gerar o documento. Clique no ícone com a seta para baixo e o arquivo PDF será baixado para seu telefone.
Como emitir “Nada consta criminal eleitoral” com e-Título
- Vá ao campo “Mais Opções”;
- Selecione “Nada consta criminal eleitoral”;
- O aplicativo vai gerar o documento. Clique no ícone com a seta para baixo e o arquivo PDF será baixado para seu telefone.
Para mais informações sobre as eleições de 2022, permaneça conectado em nosso portal.