Eleições 2022: confira o passo a passo para tirar ou renovar o seu título de eleitor pela internet

Pontos-chave
  • Jovens com mais de 16 anos são convocados para tirar o título de eleitor;
  • Saiba como fazer o procedimento online;
  • E-título permite consulta ao documento.

Jovens são convocados para retirar o título de eleitor. No fim do ano, o Brasil vivenciará mais uma eleição. Desta vez, a votação é para determinar os cargos federais, como presidente da república, deputado e senador. Para quem já completou 16 anos, o ato é facultativo, mas deve ser visto como um direito legal. Abaixo, saiba como retirar seu documento.

Eleições 2022: confira o passo a passo para tirar ou renovar o seu título de eleitor pela internet (Imagem: FDR)
Eleições 2022: confira o passo a passo para tirar ou renovar o seu título de eleitor pela internet (Imagem: FDR)

As eleições de 2022 prometem marcar a histórica política desse país. Após uma pandemia com mais de um milhão de mortes, vivenciando atualmente uma das maiores crises econômicas e sociais da história, a candidatura à presidência será extremamente concorrida. Para os jovens, essa é a hora de tirar o título de eleitor.

Quem precisa votar obrigatoriamente em 2022?

Perante o Supremo Tribunal Federal, a votação só passa a ser obrigatória para os cidadãos com mais de 18 anos. Em caso de impedimento, como viagem a trabalho ou doença, por exemplo, o titular precisa justificar a falta com o órgão, de modo que não fique com o nome sujo.

Quem não cumpre a votação obrigatório, fica impossibilitado de realizar seleções públicas, além de estar em débito com o TSE. Trata-se de uma obrigação legal para toda a população.

No caso dos jovens entre 16 e 18 anos, a votação não é obrigatória, mas pode ser realizada. Para esse grupo, é estimulado o exercício da cidadania, porém sem a aplicação de sanções em caso do não cumprimento.

Quem desejar tirar o título a partir dos 16, pode fazer o procedimento online.

Como tirar meu título de eleitor?

  1. Acesse o site de requerimento do título de eleitor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida, selecione o estado em que você mora.
  2. Aparecerão na tela algumas informações sobre o procedimento. Leia com atenção e, depois, aperte “Próximo”.
  3. Em “Título de eleitor”, selecione “Não tenho”. Preencha os demais dados solicitados pelo site. Clique em “Próximo” ao concluir.
  4. A nova tela será dividida em dois blocos de informações. Em “Requerimento – Dados Pessoais”, preencha os campos com os documentos solicitados.
  5. Já em “Documentos”, será necessário enviar algumas fotos. Faça as capturas necessárias e pressione “Próximo” ao finalizar essa etapa.
  6. Agora, o site pedirá os dados de residência. Preencha os campos e aperte “Próximo” ao finalizar.
  7. O site dará opções de locais de votação próximo ao seu endereço. Selecione aquele que for mais conveniente e clique em “Próximo”.
  8. Confira se os dados de requerimento estão corretos e selecione “Confirmar” para finalizar o procedimento.
  9. Pronto! Um número de protocolo será gerado. Guarde-o para consultar o andamento da solicitação neste link. Caso não haja qualquer pendência, o título de eleitor será liberado e poderá ser usado de forma digital pelo aplicativo e-Título (disponível para AndroidiOS).

Passo a passo para se conectar no e-título

Atualmente, os brasileiros conseguem consultar a situação do seu título eleitoral através do aplicativo e-título. Para isso, é preciso fazer login seguindo as etapas abaixo:

  1. Preencha seus dados básicos como nome e filiação;
  2. No campo “Tipo de documento” — Selecione “Título de eleitor”;
  3. Depois, o app vai gerar três campos de perguntas referentes aos seus dados cadastrais para confirmar sua identidade. Caso erre algum, será gerado outro campo com perguntas diferentes das que você errou;
  4. Cadastre uma senha e confirme.

Como emitir certidão de quitação eleitoral com e-Título

  1. Vá ao campo “Mais Opções”;
  2. Selecione “Quitação Eleitoral”;
  3. O aplicativo vai gerar o documento. Clique no ícone com a seta para baixo e o arquivo PDF será baixado para seu telefone.

Como emitir “Nada consta criminal eleitoral” com e-Título

  1. Vá ao campo “Mais Opções”;
  2. Selecione “Nada consta criminal eleitoral”;
  3. O aplicativo vai gerar o documento. Clique no ícone com a seta para baixo e o arquivo PDF será baixado para seu telefone.

Para mais informações sobre as eleições de 2022, permaneça conectado em nosso portal.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.