Quais são as maiores preocupações dos brasileiros? Pesquisa revela

Pesquisa revela que brasileiros se preocupam com economia e insegurança. Na última semana, o instituto Datafolha liberou um novo estudo onde aponta os principais anseios da população. De acordo com os dados, parte significativa questiona o atual governo sobre o cenário de crise econômica. Porém, há ainda outros pontos levantados. Confira.

Quais são as maiores preocupações dos brasileiros? Pesquisa revela (Imagem: FDR)
Quais são as maiores preocupações dos brasileiros? Pesquisa revela (Imagem: FDR)

Viver no Brasil tem se mostrado cada vez mais difícil para parte significativa dos brasileiros. O último levantamento do Datafolha, que ouviu 2.556 pessoas em 181 munícipios, mostra que a atual maior preocupação da nação é a economia.

De acordo com os dados, 15% dos entrevistados estão insatisfeitos com pautas financeiras. 12% afirma que o desemprego vem gerado dores de cabeça e outros 10% temem a evolução da inflação.

Há ainda destaques para pautas como a educação, que parece insuficiente para 9% dos ouvintes. 6% temem o atual contexto de fome e miséria e 5% preferiram não responder.

Economia e eleições

Ainda segunda a pesquisa, com relação as intenções de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente na corrida eleitoral. Durante seus mantados, apenas 35% da população se preocupavam com o trio economia, desemprego e inflação. Atualmente, o número é de mais de 42%.

Para os mais jovens, entre 16 e 24 anos, questões econômicas ficam mencionadas em 20% dos ouvintes. A corrupção por sua vez, em crítica a Bolsonaro, aumentou em 10% se comparado a gestão de Lula.

Por fim, a violência e segurança foi mencionada agora por 3%. As respostas espontâneas dos entrevistados incluem ainda itens como o salário (1%), o Supremo Tribunal Federal (1%) e o presidente Bolsonaro (1%).

Lista dos candidatos à presidência em 2022

Apesar da campanha eleitoral começar oficialmente apenas no segundo semestre deste ano, já há diversas especulações sobre os candidatos à presidência. Até o momento, estão confirmados os seguintes nomes:

  • Jair Bolsonaro (PL)
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
  • João Doria (PSDB),
  • Sérgio Moro (Podemos)
  • Simone Tebet (MDB)
  • Ciro Gomes (PDT)
  • André Janoes (Avante)
  • Leonardo Pericles (Unidade Popular)
  • Vera Lúcia (PSTU)
  • Luiz Felipe (Novo)

É válido ressaltar, no entanto, que os maiores indicativos de voto e a principal concorrência permanece entre Lula e Bolsonaro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.