Quais são as maiores preocupações dos brasileiros? Pesquisa revela

Pesquisa revela que brasileiros se preocupam com economia e insegurança. Na última semana, o instituto Datafolha liberou um novo estudo onde aponta os principais anseios da população. De acordo com os dados, parte significativa questiona o atual governo sobre o cenário de crise econômica. Porém, há ainda outros pontos levantados. Confira.

Quais são as maiores preocupações dos brasileiros? Pesquisa revela (Imagem: FDR)
Quais são as maiores preocupações dos brasileiros? Pesquisa revela (Imagem: FDR)

Viver no Brasil tem se mostrado cada vez mais difícil para parte significativa dos brasileiros. O último levantamento do Datafolha, que ouviu 2.556 pessoas em 181 munícipios, mostra que a atual maior preocupação da nação é a economia.

De acordo com os dados, 15% dos entrevistados estão insatisfeitos com pautas financeiras. 12% afirma que o desemprego vem gerado dores de cabeça e outros 10% temem a evolução da inflação.

Há ainda destaques para pautas como a educação, que parece insuficiente para 9% dos ouvintes. 6% temem o atual contexto de fome e miséria e 5% preferiram não responder.

Economia e eleições

Ainda segunda a pesquisa, com relação as intenções de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente na corrida eleitoral. Durante seus mantados, apenas 35% da população se preocupavam com o trio economia, desemprego e inflação. Atualmente, o número é de mais de 42%.

Para os mais jovens, entre 16 e 24 anos, questões econômicas ficam mencionadas em 20% dos ouvintes. A corrupção por sua vez, em crítica a Bolsonaro, aumentou em 10% se comparado a gestão de Lula.

Por fim, a violência e segurança foi mencionada agora por 3%. As respostas espontâneas dos entrevistados incluem ainda itens como o salário (1%), o Supremo Tribunal Federal (1%) e o presidente Bolsonaro (1%).

Lista dos candidatos à presidência em 2022

Apesar da campanha eleitoral começar oficialmente apenas no segundo semestre deste ano, já há diversas especulações sobre os candidatos à presidência. Até o momento, estão confirmados os seguintes nomes:

  • Jair Bolsonaro (PL)
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
  • João Doria (PSDB),
  • Sérgio Moro (Podemos)
  • Simone Tebet (MDB)
  • Ciro Gomes (PDT)
  • André Janoes (Avante)
  • Leonardo Pericles (Unidade Popular)
  • Vera Lúcia (PSTU)
  • Luiz Felipe (Novo)

É válido ressaltar, no entanto, que os maiores indicativos de voto e a principal concorrência permanece entre Lula e Bolsonaro.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.