Ana Maria Braga faz ‘protesto’ contra aumento do preço da cenoura; saiba mais

Um dos principais ícones do entretenimento no Brasil, a apresentadora Ana Maria Braga deu o que falar nesta semana. Num protesto irreverente contra o alto preço da cenoura, Ana apareceu para seus telespectadores na segunda-feira (14) usando um colar todo feito da hortaliça.

Imediatamente, a internet se encheu de memes e comentários sobre a atitude da apresentadora. Muitos elogiaram o protesto e aproveitaram para ressaltar o problema que o motivou. De fato, o preço elevado da cenoura preocupa consumidores de todo o Brasil pelo menos desde o mês passado.

O preço da hortaliça subiu em média 55,41% em fevereiro, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e atingiu o maior valor já registrado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) na semana passada.

Em alguns lugares, o quilo da cenoura já está sendo comercializado por até R$ 20 e, de acordo com os especialistas, seu preço deve aumentar ainda mais, pelo menos pelas próximas três semanas.

Chuvas afetam produção

A principal causa para esse aumento assustador da cenoura são as fortes chuvas ocorridas entre o fim de 2021 e início de 2022. Elas causaram uma perda considerável das lavouras, devido à maior ocorrência de doenças nas plantas e também à dificuldade de fazer a colheita com máquinas.

Os produtores tiveram que compensar as perdas aumentando o preço da cenoura, que foi repassado por todos agentes envolvidos na comercialização até chegar no consumidor.

O aumento vem num momento realmente inapropriado. Após uma inflação recorde em 2021 (10,06% no IPCA, maior valor desde 2015), os preços ao consumidor também não estão dando trégua em 2022. Em fevereiro, o IPCA teve alta de 1,01%, maior valor para o mês em sete anos.

Para piorar, aumentam as incertezas a cada dia devido à guerra na Ucrânia. O conflito afetas preços em todo o mundo, especialmente do petróleo e seus derivados.

Colares de hortaliça

Não é a primeira vez que Ana Maria Braga faz um protesto semelhante para chamar a atenção para o preço alto de uma hortaliça. Já teve colar de tomate, cebola, arroz e até alho no pescoço da apresentadora. Esses momentos também foram lembrados pelos internautas.

Demonstrações de sensibilidade e de bom-humor como essas explicam porque Ana, após quase cinco décadas de carreira, continua se destacando como um dos principais nomes da TV brasileira.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.