Ana Maria Braga faz ‘protesto’ contra aumento do preço da cenoura; saiba mais

Um dos principais ícones do entretenimento no Brasil, a apresentadora Ana Maria Braga deu o que falar nesta semana. Num protesto irreverente contra o alto preço da cenoura, Ana apareceu para seus telespectadores na segunda-feira (14) usando um colar todo feito da hortaliça.

Imediatamente, a internet se encheu de memes e comentários sobre a atitude da apresentadora. Muitos elogiaram o protesto e aproveitaram para ressaltar o problema que o motivou. De fato, o preço elevado da cenoura preocupa consumidores de todo o Brasil pelo menos desde o mês passado.

O preço da hortaliça subiu em média 55,41% em fevereiro, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e atingiu o maior valor já registrado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) na semana passada.

Em alguns lugares, o quilo da cenoura já está sendo comercializado por até R$ 20 e, de acordo com os especialistas, seu preço deve aumentar ainda mais, pelo menos pelas próximas três semanas.

Chuvas afetam produção

A principal causa para esse aumento assustador da cenoura são as fortes chuvas ocorridas entre o fim de 2021 e início de 2022. Elas causaram uma perda considerável das lavouras, devido à maior ocorrência de doenças nas plantas e também à dificuldade de fazer a colheita com máquinas.

Os produtores tiveram que compensar as perdas aumentando o preço da cenoura, que foi repassado por todos agentes envolvidos na comercialização até chegar no consumidor.

O aumento vem num momento realmente inapropriado. Após uma inflação recorde em 2021 (10,06% no IPCA, maior valor desde 2015), os preços ao consumidor também não estão dando trégua em 2022. Em fevereiro, o IPCA teve alta de 1,01%, maior valor para o mês em sete anos.

Para piorar, aumentam as incertezas a cada dia devido à guerra na Ucrânia. O conflito afetas preços em todo o mundo, especialmente do petróleo e seus derivados.

Colares de hortaliça

Não é a primeira vez que Ana Maria Braga faz um protesto semelhante para chamar a atenção para o preço alto de uma hortaliça. Já teve colar de tomate, cebola, arroz e até alho no pescoço da apresentadora. Esses momentos também foram lembrados pelos internautas.

Demonstrações de sensibilidade e de bom-humor como essas explicam porque Ana, após quase cinco décadas de carreira, continua se destacando como um dos principais nomes da TV brasileira.

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.