Conta de luz pode ficar mais barata em breve; saiba mais

A conta de luz pode ficar mais barata em breve. A bandeira verde, que sinaliza a não cobrança de taxas adicionais, deve voltar a aparecer em maio.

Os consumidores brasileiros terão um pequeno alívio no bolso. Isso porque, a conta de energia vai ficar mais barata, como consequência, a queda no preço da conta trará alívio também para a  inflação em decorrência da melhora das chuvas.

Meses de sobretaxa

A notícia vem como uma novidade para o consumidor, já que o ano de 2021 encerrou com o maior nível de inflação desde 2015, 10,06%, a situação foi agravada pelos efeitos da seca sobre o setor elétrico. 

Desde o último mês de agosto, o governo e a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, aprovaram a criação de um patamar ainda mais caro de bandeira tarifária em decorrência da crise hídrica. A sobretaxa é de R$ 14,20 para cada 100 quilowatts-hora.

Diante da crise, o governo definiu que a bandeira de escassez hídrica iria permanecer até abril de 2022 para cobrir os custos trazidos pela estiagem. A definição permanece mesmo diante da melhora no volume de chuvas nas regiões das hidrelétricas desde o final de 2021.

Bandeira verde 

A expectativa do consumidor brasileiro de que a bandeira verde tenha impacto direto na conta de energia, reduzindo o valor cobrado, deve ser suprida. 

Em projeção realizada pela equipe da Genial Investimentos, liderada pelo economista José Márcio Camargo, a bandeira verde deve impactar em -0,8 pontos percentuais no IPCA de maio. Se acontecer, significa que a inflação no país encerraria 2022 em 5,5%.  O  cenário conta com a continuidade do atual volume de chuvas, caso diminua e seja aplicada a bandeira amarela em maio, a inflação do mês reduziria em 0,7 ponto percentual, de acordo com a Genial.

Ainda de acordo com a corretora, a invasão que acontece na Ucrânia pela Rússia é uma fator adicional de risco para a inflação, mesmo com o alívio da conta de luz, isso porque a guerra possui efeito sobre os preços do petróleo, trigo e outras matérias primas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.