Auxílio gasolina vem aí? Proposta aprovada no Senador pode beneficiar grupos

Governo Federal pode aprovar a concessão de um auxílio gasolina. Nessa quinta-feira (10), o senador Jean Paul Prates (PT-RN), relator de dois projetos que devem impactar no valor dos combustíveis, sugeriu uma edição para a criação de uma ajuda de custo destinada a motoristas. A medida encontra-se em análise. Entenda os detalhes.

Auxílio gasolina vem aí? Proposta aprovada no Senador pode beneficiar grupos (Imagem: FDR)
Auxílio gasolina vem aí? Proposta aprovada no Senador pode beneficiar grupos (Imagem: FDR)

Diante da atual realidade de encarecimento da gasolina, parlamentares passaram a pressionar o presidente Jair Bolsonaro e sua equipe econômica para a adoção de medidas que ajudem a reduzir os preços. Nas últimas 24h, levantou-se um debate sobre a concessão do Auxílio Gasolina.

Detalhes do Auxílio Gasolina

A medida foi sugerida pelo senador Jean Paul e objetiva beneficiar os taxistas, motoristas de aplicativos e motoboys. Ela teria um custo total de R$ 3 bilhões, sendo os valores repassados da seguinte forma para os beneficiários:

Para ter direito, no entanto, será preciso comprovar um rendimento familiar mensal de até três salários mínimos.

“Consideramos oportuna a migração do dispositivo que amplia a cobertura do Auxílio-Gás e estabelece fonte de recursos (bônus de leilões do pré-sal) para viabilizar a despesa, para o substitutivo ora apresentado, tendo em vista maior pertinência temática da matéria. Convém assinalar que não se trata de matéria reservada à lei complementar. Pelas mesmas razões, o auxílio emergencial referente à gasolina está sendo disciplinado no âmbito do atual projeto”, escreveu o relator.

Ele informou que os dispositivos poderão ser aprimorados durante a tramitação na Câmara dos Deputados.

Como a guerra entre Rússia e Ucrânia afeta a economia do Brasil?

Alta no valor dos combustíveis

Diante dos conflitos entre Rússia e Ucrânia, a Petrobras anunciou um novo reajuste de mais de 20% no valor dos combustíveis. Atualmente a gasolina vem sendo vendida por aproximadamente R$ 7,00 o litro, tornando-se inviável para parte significativa da população.

Se o projeto for implementado, milhares de brasileiros que dependem dos transportes para sobreviverem poderão manter a rotina de trabalho. É válido ressaltar ainda que o reajuste impactará ainda no valor dos alimentos, medicamentos e uma série de outros produtos e serviços.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile