Auxílio gasolina: valor, quem terá direito a receber e mais detalhes sobre o possível benefício

Diante da alta no valor dos combustíveis, governo federal avalia a possibilidade de um auxílio gasolina. Nessa quinta-feira (10), a Petrobras anunciou um novo reajuste de mais de 20%. Isso significa dizer que o reabastecimento dos automóveis ficará ainda mais caro. Desse modo, foi apresentado um PL para instituir o auxílio emergencial de gasolina. Saiba mais.

O auxílio gasolina nada mais é do que um projeto de lei que prevê a concessão de valores mensais para os cidadãos que trabalham com transporte. Ele deve ser destinado aos motoristas de aplicativo, taxistas e motociclistas que dependem do veículo para exercer o ofício.

Se implementado, seu custo total será de R$ 3.000.000.000,00 (três bilhões de reais). A ideia é que seus pagamentos aconteçam integrados ao Auxílio Brasil que atualmente beneficia cerca de 18 milhões de cidadãos.

“Consideramos oportuna a migração do dispositivo que amplia a cobertura do Auxílio-Gás e estabelece fonte de recursos (bônus de leilões do pré-sal) para viabilizar a despesa, para o substitutivo ora apresentado, tendo em vista maior pertinência temática da matéria. Convém assinalar que não se trata de matéria reservada à lei complementar. Pelas mesmas razões, o auxílio emergencial referente à gasolina está sendo disciplinado no âmbito do atual projeto”, escreveu o relator Jean Paul Prates (PT-RN).

Como a guerra entre Rússia e Ucrânia afeta a economia do Brasil?

Valor do Auxílio gasolina

De acordo com o texto encaminhado para a Câmara dos Deputados, o projeto concederá as seguintes mensalidades:

Regras de concessão

Para ter direito, o cidadão precisa comprovar que trabalha com veículo, mediante a apresentação de um documento de permissão para prestação do serviço emitido pelas prefeituras, plataforma de transporte privado acionado por aplicativo e comprovante de cadastro de operação junto ao órgão competente.

O texto do projeto afirma que “para o exercício de 2022, extraordinariamente, a proposta de destinação de lucros da Petrobras, preverá medidas voltadas a mitigar os impactos da volatilidade dos preços internos de derivados de petróleo e GLP”.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile