EUA suspendem importação de petróleo da Rússia; descubra como fica o preço da gasolina

Valor da gasolina deve ser impactado pela guerra entre Rússia e Ucrânia. Nessa terça-feira (08), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, informou que estava suspendendo as importações de petróleo para a Rússia. Com isso, espera-se que o preço dos combustíveis passe por uma nova elevação. Entenda.

EUA suspendem importação de petróleo da Rússia; descubra como fica o preço da gasolina (Imagem: FDR)
EUA suspendem importação de petróleo da Rússia; descubra como fica o preço da gasolina (Imagem: FDR)

O conflito entre países europeus deverá afetar o bolso da população no que diz respeito ao valor da gasolina. O Estados Unidos acaba de anunciar que suspenderá a importação de petróleo para a Rússia. Desse modo, espera-se que seus países aliados passem a adotar medidas similares.

“Os Estados Unidos produzem muito mais petróleo domesticamente do que todos os países europeus juntos. Na verdade, somos também exportadores, então podemos assumir essa medida, outros não podem. Estamos trabalhando também com parceiros europeus para reduzir a dependência da energia russa”, afirmou Biden.

Impactos no valor da gasolina

Com a afirmação de Biden, analistas econômicos e políticos acreditam que o valor da gasolina passará por novos reajustes. A decisão do presidente deverá ser acompanhada por outros líderes internacionais, mas ainda não há uma previsão exata quanto ao encarecimento dos combustíveis.

“Estamos implementando o pacote de sanções mais significativo da história e que está causando danos significativos na economia russa. O rublo [moeda oficial russa] caiu 50% em relação ao início da guerra, o rublo agora vale menos do que 1 centavo de dólar. Cortamos vários bancos russos do sistema financeiro internacional, o que dificulta que eles façam transações com o restante do mundo”, ressaltou Biden.

Durante seu discurso, o presidente enfatizou ainda demais medidas econômicas que serão adotadas a partir do confronto com Putin.

“Desde que Putin entrou na Ucrânia, o preço da gasolina subiu 75 centavos de dólar. E vou fazer de tudo para evitar que suba ainda mais. Estamos liberando 60 milhões de barris de petróleo. A metade, 30 milhões, vai vir da reserva estratégica dos Estados Unidos e estamos tomando outras medidas para que o fornecimento de energia global continue”, disse Biden.

“Quando fizermos isso, ninguém vai ficar preocupado com o preço da gasolina no futuro. Isso vai significar que um país não poderá usar os preços da gasolina contra outro país como arma”.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.