Como saber se estou no Auxílio Brasil? confira o passo a passo para consulta

Pontos-chave
  • Auxílio Brasil tem novo pagamento no fim do mês;
  • Segurados podem consultar o valor de suas mensalidades pela internet;
  • Governo Federal reforça triagem para garantir cumprimento de regras.

Nova rodada do Auxílio Brasil é iniciada na próxima semana. A partir do dia 18, os beneficiários estarão sendo contemplados com mais uma parcela do projeto social. A previsão é de que cerca de 18 milhões de pessoas tenham acesso. No entanto, com a triagem do Ministério da Cidadania você deve consultar para saber se seu abono está ativo.

Como saber se estou no Auxílio Brasil? confira o passo a passo para consulta (Imagem: FDR)
Como saber se estou no Auxílio Brasil? confira o passo a passo para consulta (Imagem: FDR)

Os valores do Auxílio Brasil estão sendo a principal fonte de renda de parte significativa da população brasileira. Seus beneficiários recebem parcelas de até R$ 400, a depender dos tipos de abonos complementares que têm direito. Quem está em dúvidas com relação a quantia e ao cadastramento, pode consultar pela internet.

Como consultar os valores e cadastros do Auxílio Brasil?

O procedimento de consulta pode ser feito pelo Caixa Tem, para saber o valor. Nesse caso, basta fazer login na poupança digital e verificar o extrato bancário. Normalmente, a mensalidade repassada no mês anterior é a mesma mantida em sequência.

Porém, no caso de dúvidas sobre a permanência no projeto, a consulta deve ser feita no próprio app do Auxílio Brasil. Nesse caso, basta seguir as etapas abaixo:

  • Acesse o app e na sequencia informe o CPF;
  • Em seguida, informe sua senha;
  • Caso a pessoa não tenha conta em um dos aplicativos, é possível criar uma nova;
  • Ao acessar o app, na tela inicial, clique na opção de consulta de valores;
  • Havendo pagamentos a serem depositados em março, significa que você permanece no projeto.

Como funciona a triagem do governo federal?

A inscrição no programa não garante sua permanência. Isso porque, mensalmente o ministério da cidadania faz uma triagem no cadastro da população para verificar que as regras de concessão estão sendo cumpridas.

Para manter o valor recebido é preciso manter os dados atualizados no Cadastro Único e cumprir todos os requisitos determinados pelo Ministério da Cidadania, sendo eles:

  • Estar inscrito no Cadastro Único
  • Comprovar situação de vulnerabilidade social
  • Frequência Escolar Mensal Mínima de 60% para crianças que tenham entre 4 a 5 anos de idade
  • Frequência Escolar Mensal Mínima de 75% para os beneficiários que tenham entre 6 a 21 anos de idade, além de manter o Calendário Nacional de Vacinação completo e atualizado
  • Acompanhamento do estado nutricional das crianças com até 7 anos de idade incompletos
  • Acompanhamento pré-natal para as gestantes

Lista dos benefícios básicos do Auxílio Brasil

  • Benefício Primeira Infância: para famílias que possuam em sua composição crianças com idade entre 0 (zero) e 36 (trinta e seis) meses incompletos, pago por pessoa  que se enquadre em tal situação;
  • Benefício Composição Familiar: para famílias que possuam em sua composição gestantes ou pessoas com idade entre de 3 (três) e 21 (vinte e um) anos  incompletos, pago por pessoa  que se enquadre em tais situações. A família apenas receberá esse benefício relativo aos seus integrantes com idade entre 18 (dezoito) e 21 (vinte e um) anos incompletos se estiverem matriculados na educação básica.
  • Benefício de Superação da Extrema Pobreza: valor mínimo calculado por pessoa e pago por família beneficiária do Programa Auxílio Brasil, cuja renda familiar  per capita, calculada após o acréscimo dos benefícios Primeira Infância e Composição Familiar, for igual ou inferior ao valor da linha de extrema pobreza.

Lista dos abonos extras do Auxílio Brasil

  • Auxílio Esporte Escolar: destinado a estudantes com idades entre 12 e 17 anos incompletos que sejam membros de famílias beneficiárias do Auxílio Brasil e que se destacam em competições oficiais do sistema de jogos escolares brasileiros.
  • Bolsa de Iniciação Científica Júnior: destinada a estudantes com bom desempenho em competições acadêmicas e científicas e que sejam beneficiários do Auxílio Brasil. A transferência do valor será feita em 12 parcelas mensais. Não há número máximo de beneficiários por núcleo familiar.
  • Auxílio Criança Cidadã: destinado ao responsável por família com criança de zero a 48 meses incompletos que consiga fonte de renda, mas não encontre vaga em creches públicas ou privadas da rede conveniada. O valor será pago até a criança completar 48 meses de vida. O limite por núcleo familiar ainda será regulamentado.
  • Auxílio Inclusão Produtiva Rural: é a concessão de um auxílio financeiro mensal para que o cidadão possa começar a investir em uma produção rural própria. Pelo benefício, ele receberá capacitação de técnico agrícola sobre manejo na agricultura familiar.
  • Benefício Compensatório de Transição: para famílias que estavam na folha de pagamento do Bolsa Família e perderam parte do valor recebido em decorrência do enquadramento no Auxílio Brasil. Será concedido no período de implementação do novo programa e mantido até que haja reajuste do valor recebido pela família ou até que não se enquadre mais nos critérios de elegibilidade.
  • Auxílio Inclusão Produtiva Urbana: é um incentivo para o beneficiário integrar o mercado formal de trabalho, com a garantia de que, caso mantenha os demais requisitos do Auxílio Brasil, será apoiado pelo governo federal.

Calendário Auxílio Brasil

1 18 de março
2 21 de março
3 22 de março
4 23 de março
5 24 de março
6 25 de março
7 28 de março
8 29 de março
9 30 de março
0 31 de março

 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.