IPVA 2022: pagamentos começam em março em MG; confira calendário

Proprietários de veículos de Minas Gerais devem ficar atentos ao mês de março. Isso porque é neste mês que terminam os prazos de pagamento da cota única e da primeira parcela do IPVA 2022.

Quem pagar o valor integral dentro do prazo terá direito a 3% de desconto. Já o pagamento parcelado, apesar de dar uma maior folga no orçamento dos contribuintes, não terá direito a desconto.

Há a possibilidade, no entanto, de conseguir um desconto adicional de 3%, aplicável para quem pagou o IPVA em dia nos últimos dois anos. Para saber se você tem direito a esse desconto, consulte nessa página.

Os vencimentos variam conforme o número final da placa do veículo e ocorrerão ao longo de cinco dias. Finais de placa 1 e 2 têm vencimento no dia 21 de março, na segunda-feira. Já o último grupo, com finais de placa 9 e 0, devem pagar a cota única ou a primeira parcela até 25 de março, na sexta-feira.

Confira o calendário completo:

Calendário de pagamento do IPVA 2022 em Minas Gerais. Imagem: SEF-MG/Divulgação.
Sem reajuste

Este ano, o IPVA em Minas Gerais, além de não ter reajuste nas alíquotas, não sofrerá qualquer mudança no valor total. Isso porque uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa estabeleceu o congelamento do valor venal dos veículos no estado.

Apesar de toda a contrariedade do governo estadual, que tentou barrar a medida na Justiça, o congelamento já está valendo. Desse modo, os motoristas mineiros pagarão o mesmo IPVA de 2021, sem qualquer reajuste.

Como pagar o IPVA 2022

O IPVA pode ser pago diretamente em caixas eletrônicos e canais eletrônicos dos bancos conveniados, apenas informando o Renavam do veículo. São estes os bancos conveniados: Banco do Brasil, Banco Postal, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander e Sicoob.

Mas também é possível emitir uma guia de pagamento ou consultar o valor do imposto a ser pago no site da Secretaria Estadual de Fazenda. A guia pode ser paga nos bancos conveniados e em casas lotéricas.

Pessoas com deficiência e transtornos do espectro autista têm direito à isenção no IPVA 2022 em Minas Gerais. Esse e outros grupos com direito à isenção podem conferir os documentos necessários e fazer a solicitação por este link.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.