Governo de MG abre vagas para cursos técnicos gratuitos para estudantes do Ensino Médio

Através do Programa Trilhas de Futuro os estudantes de Minas Gerais têm a oportunidade de fazer cursos técnicos gratuitos. Além da formação os participantes também terão acesso a auxílio-alimentação.

Governo de MG abre vagas para cursos técnicos gratuitos para estudantes do Ensino Médio
Governo de MG abre vagas para cursos técnicos gratuitos para estudantes do Ensino Médio (Imagem: FDR)

As inscrições para oferta de vagas na segunda edição do Trilhas de Futuro já estão abertas; dessa vez são oferecidas 40 mil vagas em cursos técnicos.

Os cursos, que são 116 opções ao todo, foram pensados para estarem alinhados ao que o mercado de trabalho está em busca, aumentando a empregabilidade dos profissionais.

Na primeira edição, em 2021, foram ofertados 50 cursos e um número total de 75 mil vagas com investimento de R$ 1 bilhão.

Cursos técnicos gratuitos em MG

Os cursos são voltados aos estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio regular, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e egressos do ensino médio, sendo que a prioridade são aqueles alunos na rede pública de ensino.

Para os participantes o governo mineiro continuará ofertando vale-transporte e alimentação, o valor previsto será de R$ 18 ao dia.

Credenciamento Trilhas de Futuro

Até 4 de março as instituições que desejam ofertar vagas no programa poderão se credenciar, para isso é necessário acessar o site do Trilhas de Futuro a ideia é permanecer com os mesmos pontos de educação da primeira edição.

Após isso, a partir de 4 de abril os estudantes poderão se cadastrar para participarem dessa iniciativa.

No portal você pode conferir quais as instituições que oferecem as formações, quais os cursos disponíveis e mais detalhes da primeira edição do programa.

Se você é estudante e deseja essa formação técnica gratuita, fique atento aos documentos que vai precisar em abril:

  • Identidade ou, na sua ausência, certidão de nascimento do aluno, original e cópia;
  • CPF do estudante;
  • Comprovante de residência, original e cópia;
  • Declaração de escolaridade, com indicação da etapa que o estudante está cursando, quando ainda estiver no ensino médio;
  • Declaração de conclusão ou histórico escolar, caso já tenha concluído os estudos de nível básico.

Caso o estudante seja menor de 18 anos, é necessário apresentar os documentos dele e dos pais ou responsáveis

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.