Aplicativo da Serasa agora permite pagamento de multas e IPVA; saiba mais

A Serasa, conhecida empresa de proteção ao crédito, agora também oferece serviços para o pagamento de taxas de veículos. Por meio do aplicativo oficial da empresa é possível pagar IPVA, multas, licenciamento e outros débitos com o Detran.

Também é possível consultar quais são os débitos automotivos em aberto e quais deverão ser pagos no futuro. Depois, o consumidor pode escolher a melhor forma de pagá-los: por cartão de crédito, boleto ou PIX.

O pagamento por PIX ou boleto está disponível apenas para a quitação integral. Por PIX, não é possível quitar débitos de terceiros.

Já no cartão de crédito, o consumidor pode parcelar o valor em até 12 vezes, com eventuais juros e taxas. São aceitas as seguintes bandeiras: Visa, Mastercard, Elo, Hipercard e American Express. Cartões de varejo podem ser usados, desde que o cliente obtenha uma autorização por parte da operadora.

O serviço é oferecido em parceria com a Zapay, startup especializada em pagamento de débitos desse tipo. Débitos em 22 Detrans podem ser quitados pela plataforma conjunta. Todo o processo é feito online, garantindo mais comodidade para os consumidores.

Como usar o serviço

Para ter acesso ao serviço, você deve ter o app oficial da Serasa no seu aparelho. Ele está disponível tanto para Android, como para iOS.

Depois de logar, o consumidor deve acessar a Carteira Digital. Em seguida, deve escolher a opção “Débitos veiculares”. Deve-se informar a placa e o estado de origem do veículo e aceitar os termos de uso.

Na página seguinte, serão apresentadas as pendências do veículo, incluindo valores em aberto e valores futuros. O consumidor será direcionado para a página da Zapay, onde poderá efetuar os pagamentos.

A ferramenta ainda está em fase de testes e pode apresentar alguma instabilidade, especialmente para quem acessar a partir de Bahia, Ceará e Paraná.

IPVA atrasado

É importante estar atento ao prazo para pagar as taxas do veículo. O não pagamento do IPVA, especialmente, pode gerar bastante dor de cabeça para os proprietários. Além de cobrança de juros e multa, sem quitar o imposto não é possível atualizar o licenciamento, obrigatório para conduzir o veículo.

Caso você esteja com IPVA atrasado, é preciso emitir um novo boleto pela secretaria estadual de fazenda ou pelo Detran. Se o débito já foi inscrito na Dívida Ativa da União, então o procedimento é feito pela Procuradoria Geral do Estado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.