Como transformar o seu smartphone em carteira digital? Confira tutorial

A carteira ainda é um item presente em nossas rotinas, porém, os smartphones estão cada vez mais carregando tudo que levamos na carteira de forma digital. Já é possível levar os documentos, CNH, cartões de crédito e débito, fazer pagamentos e muito mais. A possibilidade de fazer pagamentos por aproximação com o celular ja é possível na grande maioria dos aparelhos. Saiba como fazer.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Os pagamentos por aproximação acontecem graças a tecnologia NFC (Near Field Communication) e tudo acontece de forma criptografada. 

Quando o usuário aproxima o celular, relógio inteligente, ou outro acessório que tenha a tecnologia, de maquininhas que reconhecem o NFC, aplicativos como Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay transmitem os dados do cartão cadastrado neles e efetuam o pagamento. O usuário só precisa validar a transação na tela do aparelho.

Como usar o celular para fazer pagamentos 

O processo para fazer pagamentos com o celular é similar nos sistemas Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay. Confira como fazer:

publicidade
  • Vá o aplicativo
  • Clique em “Adicionar um cartão”
  • Escolha “cartão de débito ou crédito” (caso você utilize o Google Pay, também pode cadastrar cartão fidelidade, vale-presente e cartão de transporte público)
  • Você pode inserir os dados de seu cartão de forma manual ou automática, utilizando a câmera do aparelho
  • Pode ser que em alguns casos, seja preciso inserir o endereço de cobrança do cartão (o mesmo cadastrado no banco).
  • Pronto! Seu cartão está cadastrado e pode ser usado no celular para fazer pagamentos

Pode ser que ao final do cadastro, o cartão não seja salvo. Neste caso, pode ser que o seu cartão ainda não ofereça suporte para o serviço. 

QR Code

Caso não consiga utilizar o pagamento por aproximação, seja porque seu aparelho não tem a tecnologia, ou o serviço não é disponibilizado em seu cartão, você pode utilizar os Qr Codes. Todos os celulares com câmera podem ler este tipo de código e geralmente, só é preciso apontar a câmera para eles.

Como fazer pagamentos com QR Code:

  • Abra o aplicativo do seu banco ou de serviços de fintechs como PayPal, PagBank, PicPay ou Ame
  • Encontre a opção para pagamentos via PIX (esta opção muda de app para app)
  • Vá na opção pagar por código QR
  • Aproxime a câmera do celular para escanear o código QR
  • Confira todos os dados do beneficiário e o valor da compra e confirme.
  • Pronto! Pagamento efetuado. 

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.