Um tipo de empréstimo que pode salvar o trabalhador em um momento de aperto é o empréstimo com garantia do FGTS, conhecido também como empréstimo do saque-aniversário. Esta modalidade dispensa análise de risco e conta com menos burocracia. Saiba como ter acesso.
Para conseguir um empréstimo nesta modalidade, o trabalhador deve aderir ao saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), que permite que o trabalhador efetue um saque do fundo de garantia anualmente, no seu mês de aniversário.
O trabalhador também pode antecipar o saque-aniversário em até três parcelas, fazendo assim, um empréstimo que conterá cobrança de IOF e juros mensais.
O trabalhador pode solicitar um empréstimo de no mínimo R$500. Também é preciso que cada saque a ser antecipado tenha o valor igual ou superior a R$300. E ainda, a data do crédito do último saque a ser antecipado não pode ser superior ao limite de 999 dias, que começa a contar a partir da contratação do empréstimo.
Regras para solicitar o empréstimo FGTS
- Ter mais de 18 anos ou ser emancipado
- Ter conta corrente ou poupança na Caixa (com exceção da Poupança Social Digital e Poupança Caixa Fácil)
- Ser optante pelo Saque Aniversário do FGTS e autorizar a Caixa Econômica a consultar informações do FGTS
- Ter saldo no Fundo de Garantia para realizar a antecipação, obedecendo os valores mínimos para a contratação
- CPF Regular na Receita Federal
- Estar adimplente com a Caixa ou usar recurso do crédito para pagamento da dívida
Como contratar?
Os interessados podem contratar o empréstimo através das agências da Caixa ou pelo aplicativo ou site Caixa ou Caixa Tem.
Como mudar para o saque-aniversário
Os interessados em migrar para esta modalidade podem acessar o Internet Banking Caixa, app Mobile Banking Caixa, app FGTS ou app Caixa Tem. Será preciso que autorizar o banco a consultar informações do FGTS através desses canais ou na agência Caixa.