É possível fazer empréstimo com garantia do FGTS?

Um tipo de empréstimo que pode salvar o trabalhador em um momento de aperto é o empréstimo com garantia do FGTS, conhecido também como empréstimo do saque-aniversário. Esta modalidade dispensa análise de risco e conta com menos burocracia. Saiba como ter acesso.

Para conseguir um empréstimo nesta modalidade, o trabalhador deve aderir ao saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), que permite que o trabalhador efetue um saque do fundo de garantia anualmente, no seu mês de aniversário. 

O trabalhador também pode antecipar o saque-aniversário em até três parcelas, fazendo assim, um empréstimo que conterá cobrança de IOF e juros mensais. 

O trabalhador pode solicitar um empréstimo de no mínimo R$500. Também é preciso que cada saque a ser antecipado tenha o valor igual ou superior a R$300. E ainda, a data do crédito do último saque a ser antecipado não pode ser superior ao limite de 999 dias, que começa a contar a partir da contratação do empréstimo.

Regras para solicitar o empréstimo FGTS

  • Ter mais de 18 anos ou ser emancipado 
  • Ter conta corrente ou poupança na Caixa (com exceção da Poupança Social Digital e Poupança Caixa Fácil)
  • Ser optante pelo Saque Aniversário do FGTS e autorizar a Caixa Econômica a consultar informações do FGTS
  • Ter saldo no Fundo de Garantia para realizar a antecipação, obedecendo os valores mínimos para a contratação 
  • CPF Regular na Receita Federal 
  • Estar adimplente com a Caixa ou usar recurso do crédito para pagamento da dívida

 Como contratar?

Os interessados podem contratar o empréstimo através das agências da Caixa ou pelo aplicativo ou site Caixa ou Caixa Tem.

Como mudar para o saque-aniversário 

Os interessados em migrar para esta modalidade podem acessar o Internet Banking Caixa, app Mobile Banking Caixa, app FGTS ou app Caixa Tem. Será preciso que autorizar o banco a consultar informações do FGTS através desses canais ou na agência Caixa.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.