Tesouro Direto: novos títulos estão disponíveis; confira vencimentos

Nesta segunda-feira (21), os títulos do Tesouro Direto passaram a ter novos prazos de vencimentos mais longos. Os novos papéis substituíram os que estavam sendo operados até a sessão da última sexta-feira (18).

Tesouro Direto: novos títulos estão disponíveis; confira vencimentos
Tesouro Direto: novos títulos estão disponíveis; confira vencimentos (Imagem: Montagem/FDR)

A partir de agora, os investidores têm acesso, entre os papéis prefixados, ao Tesouro Prefixado 2025, Tesouro Prefixado 2029 e Tesouro Prefixado 2033 com pagamento de juros semestrais. Anteriormente, estavam disponíveis os títulos prefixados 2024, 2026 e 2031 com cupom semestral.

Dentro do Tesouro Selic, agora, o menor prazo é o pós-fixado 2025 — e não mais o 2024. Já entre os títulos atrelados à inflação, passou a estar disponível o papel com vencimento em 2032, com pagamento de juros semestrais. Este substituiu o título com vencimento em 2030.

Ao InfoMoney, a economista da CM Capital, Ariane Benedito, declara que a alteração nos títulos representa uma adequação das emissões do Tesouro Nacional sobre a demanda dos investidores, e ao que tinha sido observado no mercado primário.

Ao ser perguntada se isso pode indicar algum modo de o governo emitir mais dívidas, ela responde que não. A explicação é que essa elevação no número de dívidas acontece somente por um curto período de tempo. Isso porque diversos títulos vencerão — e não serão mais negociados.

Segundo a economista, as emissões estão dentro do planejamento indicado no Plano Anual de Financiamento (PAF).

Renda Fixa vs Variável: Qual a melhor opção para pequenos investimentos?

Rentabilidade dos títulos do Tesouro Direto

Estas são as taxas e os investimentos mínimos dos títulos do Tesouro Direto, oferecidos às 13h desta terça-feira (22):

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile