Já consultou? 10 milhões de brasileiros ainda têm dinheiro a resgatar em site do Banco Central

Desde que o Banco Central reabriu a consulta de “valores esquecidos” através da ferramenta Sistema de Valores a Receber, a procura tem sido grande. Nos três primeiros dias, cerca de 87 milhões de pessoas e empresas realizaram a consulta na plataforma, mas 62,9 milhões delas não tinham nenhum dinheiro a receber.

Por outro lado, cerca de 10 milhões de pessoas físicas e jurídicas, que têm dinheiro esquecido em contas bancárias, ainda não fizeram a consulta. No total, são 28 milhões de pessoas e empresas com algum valor esquecido.

Como consultar dinheiro esquecido

A consulta deve ser feita pelo novo site criado pelo Banco Central para esse fim: valoresareceber.bcb.com.br. Na página para consulta, informe CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura da empresa. O sistema informará se há valores a receber. Em caso positivo, será informada a data e o horário para solicitar o resgate do dinheiro.

O novo site foi lançado na madrugada de domingo para segunda-feira, depois de um longo tempo de suspensão do serviço devido a erros no site anterior, provocados pelo grande volume de buscas.

O BC alerta para os golpes que estão sendo feitos envolvendo o resgate de “dinheiro esquecido”. Criminosos estão criando sites falsos para colher informações bancárias dos consumidores. Por isso, é importante se certificar de que a consulta realmente está sendo feita no site que citamos acima.

Calendário para resgatar o dinheiro

O procedimento para resgatar o dinheiro deve ser feito numa segunda etapa, pelo mesmo site, em dia e horário específicos. Veja como vai funcionar:

  • Pessoas nascidas e empresas criadas antes de 1968 devem solicitar o resgate entre 7 e 11 de março. Quem perder esse prazo, pode aproveitar a repescagem no dia 12 de março.
  • Pessoas nascidas e empresas criadas entre 1968 e 1983 devem solicitar o resgate entre 14 e 18 de março. Haverá repescagem para esse grupo no dia 19 de março.
  • Pessoas nascidas e empresas criadas depois de 1983 devem solicitar o resgate entre 21 e 25 de março. A repescagem será no dia 26 de março.

Para aqueles que perderem todas essas datas, o resgate do dinheiro esquecido poderá ser feito a partir de 28 de março, em qualquer dia e horário.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.