Governo brasileiro busca estreitar suas relações internacionais. Nessa semana, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o chefe de estado da Rússia, Vladimir Putin, para debater sobre a economia e demais questões brasileiras. Em comunicado oficial, o político do PL informou que tem interesse no comércio de fertilizantes. Entenda.
Bolsonaro está na Rússia para cumprir demandas de sua agenda presidencial. O chefe de estado se encontrou com o líder do país, debatendo sobre a economia e possibilidades de parceria no comércio internacional. De acordo com ele, há a possibilidade de ampliar a importação de fertilizantes.
Atualmente a Rússia é responsável por mais de 60% da comercialização desses produtos. Bolsonaro, no entanto, demonstrou seu interesse em estreitar esses laços para garantir uma maior lucratividade para o Brasil.
“Conversamos por quase duas horas, uma agenda bastante profícua e de amplo interesse para os nossos países. Compartilhamos valores comuns, como a crença em Deus e a defesa da família tradicional. Também somos solidários com quem quer se empenha pela paz“, disse Bolsonaro.
Demais pautas de Bolsonaro
Além de debater sobre a economia nacional, Bolsonaro se pronunciou também sobre alianças políticas que, em sua percepção, são necessárias para a expansão de capital.
“Defendemos o multilateralismo e a mediação política dos conflitos. Também buscamos mais cooperação com o Brasil no âmbito do Brics, que desempenha um papel importante na economia”, acrescentou.
Ambos os gestores demonstraram certa solidariedade com a população de Petrópolis (RJ) que vem sendo afetada pelas fortes chuvas. Bolsonaro fez questão de ressaltar a “colaboração intensa nos principais foros internacionais”, locais “onde defendemos a soberania dos Estados, o respeito ao direito internacional e a carta da ONU”.
Bolsonaro agradeceu ao presidente da Rússia pela “à soberania nacional do Brasil” quando “alguns países quiseram transformar a Amazônia em patrimônio mundial da humanidade“. No quesito ambiente, ressaltou que por conta da grande área verde que existe nos dois países, “abrimos diálogo sobre sustentabilidade”.
“Compartilhamos de valores comuns, como crença em Deus e a defesa da família, também somos solidários a todos os países que querem e se empenham pela paz. Temos uma colaboração intensa nos principais fóruns internacionais, onde defendemos a soberania dos Estados”, disse Bolsonaro, após a reunião com Putin.