No refinanciamento da dívida com o Fies o estudante poderá conseguir até 92% de desconto. O procedimento para contratos firmados até 2017 estará disponível a partir de 7 de março desse ano.
Na última quinta-feira, 10, o Governo Federal deu maiores detalhes de como deve acontecer a renegociação de dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil.
A medida provisória havia sido assinada pelo presidente Jair Bolsonaro no fim do ano passado, mas alguns pontos estavam abertos e acabaram de ser informados.
Como vai ser a negociação de dívidas do Fies?
Apena quem firmou contrato com o programa até 2019 e está inadimplente entre 90 e 360 dias poderá participar da renegociação que deve ser iniciado em 7 de março desse ano.
Essa negociação teve as diretrizes/regras definidas pelo Governo Federal.
Mas, não será responsabilidade governamental e sim do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que são os agentes financeiros do FIES.
Ela vai acontecer da seguinte forma:
- Parcelamento da dívida em até 150 meses.
- Redução de 100% de juros e multas.
- Concessão de 12% de desconto sobre a dívida para quem escolher fazer o pagamento integral.
- 92% de desconto sobre a dívida para quem tem mais um ano de atraso nos pagamentos e está inscrito no Cadastro Único ou foram beneficiários do auxílio emergencial.
- 86,5% de desconto no saldo total da dívida para os demais estudantes.
- Valor mínimo da prestação é de R$ 200.
- Retirada do nome dos cadastros de pessoas negativadas após o pagamento da entrada.
O Banco do Brasil e a Caixa devem disponibilizar essa negociação, lembrando que só é possível renegociar diretamente com o banco em que o financiamento foi contratado.
A Caixa já disponibilizou um portal para a simulação da renegociação, para realizar o procedimento acesse sifesweb.caixa.gov.br.
Já os usuários do Banco do Brasil terão que esperar um poucpo, pois, a instituição bancária ainda vai disponibilizar a oferta através do app a partir do dia 7 de março.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.