Possui dívidas no FIES? Saiba como obter até 92% de desconto no pagamento

No refinanciamento da dívida com o Fies o estudante poderá conseguir até 92% de desconto. O procedimento para contratos firmados até 2017 estará disponível a partir de 7 de março desse ano.

Possui dívidas no FIES? Saiba como obter até 92% de desconto no pagamento
Possui dívidas no FIES? Saiba como obter até 92% de desconto no pagamento (Imagem: FDR)

Na última quinta-feira, 10, o Governo Federal deu maiores detalhes de como deve acontecer a renegociação de dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil.

A medida provisória havia sido assinada pelo presidente Jair Bolsonaro no fim do ano passado, mas alguns pontos estavam abertos e acabaram de ser informados.

Como vai ser a negociação de dívidas do Fies?

Apena quem firmou contrato com o programa até 2019 e está inadimplente entre 90 e 360 dias poderá participar da renegociação que deve ser iniciado em 7 de março desse ano.

Essa negociação teve as diretrizes/regras definidas pelo Governo Federal.

Mas, não será responsabilidade governamental e sim do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que são os agentes financeiros do FIES.

Ela vai acontecer da seguinte forma:

  • Parcelamento da dívida em até 150 meses.
  • Redução de 100% de juros e multas.
  • Concessão de 12% de desconto sobre a dívida para quem escolher fazer o pagamento integral.
  • 92% de desconto sobre a dívida para quem tem mais um ano de atraso nos pagamentos e está inscrito no Cadastro Único ou foram beneficiários do auxílio emergencial.
  • 86,5% de desconto no saldo total da dívida para os demais estudantes.
  • Valor mínimo da prestação é de R$ 200.
  • Retirada do nome dos cadastros de pessoas negativadas após o pagamento da entrada.

O Banco do Brasil e a Caixa devem disponibilizar essa negociação, lembrando que só é possível renegociar diretamente com o banco em que o financiamento foi contratado.

A Caixa já disponibilizou um portal para a simulação da renegociação, para realizar o procedimento acesse sifesweb.caixa.gov.br.

Já os usuários do Banco do Brasil terão que esperar um poucpo, pois, a instituição bancária ainda vai disponibilizar a oferta através do app a partir do dia 7 de março.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.