Fies e ProUni 2022: Como usar os dois programas e não pagar a graduação?

O Fies e Prouni 2022 utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio em suas seleções, geralmente duas ao ano. Os programas funcionam de formas diferentes, mas têm em comum a possibilidade de cursar uma graduação em instituição particular.

Fies e ProUni 2022: Como usar os dois programas e não pagar a graduação?
Fies e ProUni 2022: Como usar os dois programas e não pagar a graduação? (Imagem: FDR)

O Fundo de Financiamento Estudantil e o Programa Universidade Para Todos têm em comum o fato de serem gerenciados pelo Ministério da Educação (MEC) e a oferta de vagas em instituições particulares.

Você sabia que é possível utilizar os dois programas em conjunto para fazer o pagamento do seu curso de graduação? Sim, isso é possível, desde que você tenha uma bolsa parcial (50%) no Prouni.

Como usar o Fies e Prouni 2022 ao mesmo tempo?

Antes de ir aos passos necessários para a contratação dos dois programas você precisa saber que:

É necessário que a instituição em que você estuda, ou pretende estudar, tenha aderido ao Fies e Prouni 2022.

  1. O primeiro passo é ser aprovado com bolsa de 50% no Prouni 2022, as inscrições acontecerão de 22 a 25 de fevereiro no site do Prouni;
  2. Após ter consultado o resultado e constatado a aprovação você deve seguir com os procedimentos de matricula para garantir a sua vaga;
  3. De 8 a 11 de março você deve acessar o site do Fies para participar também dessa seleção;
  4. No site, você deve realizar o login, preencher os dados pessoais e responder ao questionário socioeconômicos;
  5. Após isso você terá que escolher o curso, turno e a instituição em que foi aprovado no Prouni;
  6. Depois é necessário acompanhar a seleção e aguardar a aprovação;
  7. Após a aprovação você deve proceder com a matricula e a contratação do financiamento diretamente na agencia bancária.

O estudante que desejar fazer esse procedimento deve ficar atento a um ponto importantíssimo, ele deve atender aos critérios dos dois programas.

Inclusive não pode ter diploma de nível superior, já que é uma das regras do Prouni.

Além disso é importante não perder os prazos nem do Fies, nem do Prouni.

Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.